Setecidades Titulo Coluna Memória
Operária. Militante. A história de uma guerreira. E o som que vem da saudade...

Estamos em plena II Semana Santo André 2022 e hoje um dos artistas do rádio que tinha como palco o Cine Carlos Gomes do passado faz parceria com Maria José Santos Stein cuja história será contada em livro a ser lançado em maio

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/04/2022 | 05:57
Compartilhar notícia


“Maria José Santos Stein, o brilho perene de sua luz”, pela Editora andreense Coopacesso, é o sétimo livro solo de Leonardo José Dutra Campos, que adianta:

O livro retratará algumas memórias de uma mulher, a partir da sua atuação militante que inicia aos 14 anos de idade, no chão da fábrica, em 1956, na Fiação Vitória, passando pelo movimento da JOC (Juventude Operária Católica), pelo movimento sindical, pelo Partido dos Trabalhadores, pelos movimentos sociais da Igreja, Saúde, Mulheres e tantos mais.

Maria José foi uma mulher que dedicou a vida a defender a classe trabalhadora, uma saúde pública humanizada e de qualidade, bem como a igualdade entre mulheres e homens.

Cada página deste livro revelará uma emoção nova e surpreendente, e enfatizará a força de uma mulher incrível... Vale a pena!

Lançamento: 12 de maio, 19h
Local: Salão Paroquial da Igreja São Geraldo Magella
Endereço: Avenida Queiroz Filho, 2.795, Vila Guaraciaba, Santo André

O ARTISTA
Paulino Fernandes está na capa da edição nº 101, de 2 de julho de 1955, da “Arte Revista”, da coleção do comendador Carlos Manias Neto. Paulino cantava e tocava acordeão nos programas de auditório da Rádio Clube, de Santo André.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Grande ABC e Você
O quinto programa focaliza a evasão industrial do Grande ABC e o novo perfil econômico da região, do comércio e de serviços.
Produção e apresentação: José Carlos Pereira, que fez história na Publicidade do Diário. Amanhã, sábado, 23, às 7h. Rádio ABC AM (1.570).


DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Sexta-feira, 22 de abril de 1972 – ano 14, edição 1823

SANTO ANDRÉ – Um bom hotel, coisa que falta à cidade. Santo André possui quase 500 mil habitantes, mais de mil indústrias e um orçamento superior ao de vários Estados da Federação. Entretanto, não possui um hotel de primeira categoria, com casa noturna de primeira classe ou um restaurante que possa ser colocado na lista dos de classe internacional, nem ao menos de primeira categoria.

SÃO BERNARDO – Agesbec (Armazém Geral e Entreposto de São Bernardo) recebe o primeiro lote de carga: 300 geladeiras Brastemp.

HOMENAGEM – Professor Walker da Costa Barbosa, promotor público de São Bernardo, recebeu ontem (20-4-1972) o título de Cidadão São-Bernardense, por iniciativa do vereador Mauricio de Castro.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 22 de abril de 1992 – ano 33, edição 8052

SANTO ANDRÉ – O jornaleiro Hermenegildo Fattori comemorou o aniversário da cidade dando o nome dos 38 prefeitos que já administraram Santo André a vasos de plantas. Cada prefeito é simbolizado por três tipos de plantas: lírio azul, coqueiro brasileiro e uma folhagem que Fattori não soube dizer o nome. A única planta diferente, a comigo-ninguém-pode, simboliza o prefeito Celso Daniel.
Os dados sobre os prefeitos foram baseados nos trabalhos publicados pela página Memória, do Diário.

EM 22 DE ABRIL DE...

1922 – O hidroavião “Lusitânia”, avariado seriamente ao pousar em Fernão de Noronha, será substituído pelo hidroavião “Portugal”, na última etapa do voo histórico dos pilotos Sacadura Cabral e Gago Coutinho no Brasil. Um cruzador (navio de carga) traria o novo avião de Lisboa.

1947 - Inaugurada a Via Anchieta, com duas pistas no planalto e uma na serra. O corte da fita que veda o acesso a serra, na altura da ponte do Rio Grande, é feito por um menino de 14 anos, José Miguel, auxiliar do DER, o mais jovem trabalhador da Via Anchieta.

1952 – O filme “Terra é Sempre Terra”, da Vera Cruz, em São Bernardo, conquista o Prêmio Saci de 1951, instituído naquele ano pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. O mesmo filme premia a melhor atriz, Marisa Prado; o melhor diretor, Tom Payne; e o melhor produtor, Alberto Cavalcanti.

1957 – O Brasil consegue vaga para o VI Mundial de Futebol na Suécia, a ser disputado em 1958: na véspera, 21 de abril de 1957, vence o Peru, no Maracanã, por 1 a 0, gol de Didi, depois de empatar em Lima em 1 a 1. O Brasil jogou com Gilmar; Bellini e Newton Santos; Djalma Santos, Zózimo e Roberto; Garrincha, Índio, Evaristo, Didi e Joel. Técnico: Oswaldo Brandão. O menino Pelé ainda não havia sido convocado.

1962 – Manchete do “News Seller”: Clama a Vila Santa Terezinha ante as mortes na Parada Prefeito Saladino.

1982 – Mangels, com fábrica em São Bernardo, anuncia controle computadorizado.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Itanhaém.

Pelo Brasil: Alcinópolis e Laguna Carapã, no Mato Grosso do Sul; Montalvânia, em Minas Gerais; e Pinheiros, no Espírito Santo.

HOJE
Dia do Descobrimento (oficial) do Brasil: ano 522
Dia Internacional da Terra
Dia da Comunidade Luso-Brasileira
Dia da Aviação de Caça

SANTOS DO DIA
Caio
Leônidas
Sotero

Falecimentos  

Santo André

João Strachini, 91. Natural de Taquaritinga (São Paulo). Residia no bairro Jardim, em Santo André. Dia 13, em Santo André. Cemitério de Taquaritinga.

Addolorata Di Donato Fioretti, 90. Natural da Itália. Residia no Jardim Europa, em Santo André. Dia 18. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

Alice Vaccari Vanzei, 85. Natural de Bragança Paulista. Residia no bairro Bangu, em Santo André. Dia 19. Memorial Phoenix.

Valter Fattori, 79. Natural de Santo André. Residia no Centro de Santo André. Dia 19. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

São Bernardo

Todashi Hironaka, 91. Natural de Valparaíso (São Paulo). Residia no bairro Alves Dias, em São Bernardo. Dia 14. Jardim da Colina.

Maria Ivonete Correard Piccolo, 76. Natural do Espírito Santo do Pinhal (São Paulo). Residia no Centro de São Bernardo. Dia 18. Cemitério de Vila Euclides.

São Caetano

Miguel Peres Bogas, 82. Natural de Bariri (São Paulo). Residia no bairro Boa Vista, em São Caetano. Dia 14, em Santo André. Jardim da Colina.

Diadema

Santa Firmina Estanganini, 88. Natural de Marília (São Paulo). Residia no bairro Casa Grande, em Diadema. Dia 18, em São Bernardo. Jardim da Colina.

Mauá

Antonio de Oliveira Santos, 65. Natural de Brejo Santo (Ceará). Residia na Cidade São Jorge, em Santo André. Pedreiro. Dia 16, em Santo André. Vale dos Pinheirais.

Ribeirão Pires

Lazara do Prado Mariano, 82. Natural de Santa Isabel (São Paulo). Residia no Jardim Caçula, em Ribeirão Pires. Dia 18, em São Bernardo. Cemitério São José.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;