Tecnologia Titulo
TVs QLED: entenda como esses modelos funcionam
Por Da Redação
Do 33Giga
13/04/2022 | 16:55
Compartilhar notícia


QLED significa “diodo emissor de luz com pontos quânticos” (‘Quantum Dot Light-emitting Diode’, da sigla em inglês). É um tipo de LED/LCD que usa pontos quânticos para criar sua exibição. Esses pontos são pequenos nanocristais que emitem luzes coloridas distintas quando expostas a uma fonte de luz.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Quando se trata de televisores QLED, uma luz de fundo LED fornece a iluminação que atinge os nanocristais. Essa luz então passa por algumas camadas diferentes dentro da TV, incluindo uma camada de cristal líquido (LCD), para gerar a imagem na tela.

Por mais incríveis que sejam as TVs QLED, ainda existem algumas dúvidas sobre elas que dão às pessoas uma impressão errada. Confira algumas dicas do 33Giga e da TCL, fabricante desse tipo de televisor, sobre o assunto.

TVs QLED são TVs OLED

Embora existam semelhanças entre as duas tecnologias, elas são bastante diferentes. A principal é que as TVs OLED não contam com a tecnologia convencional de LED (diodo emissor de luz) para gerar imagens na tela. Em vez disso, eles fazem uso de LEDs orgânicos.

A desvantagem do OLED é a maior propensão ao efeito burn in – permanência de manchas devido exposição de tela com uma imagem estática por longo período de tempo.

Leia mais:
Android 12: conheça as novidades do sistema e os modelos que devem receber a atualização
Proibidos: aplicativos que foram banidos pela Apple e pelo Android

QLED é autoiluminado

As TVs QLED contam com um painel de luz de fundo LED para emissão da luz. Essa luz irá atravessar o painel QLED e os pontos quânticos deste painel irão proporcionar resultados melhores como cores mais puras, ricas e brilhantes, ou seja, uma alta percepção na qualidade da imagem.

Todas as TVs UHD são QLED

As televisões QLED estão disponíveis em resoluções a partir de 4K. Embora seja viável construir painéis desse tipo com resolução menor, a maioria dos fabricantes está focada no desenvolvimento de produtos com resolução superior.

Como resultado, qualquer tela QLED que você vê no mercado quase certamente será Ultra High Definition (UHD). Mas, por outro lado, as TVs UHD não são todas QLED – elas podem vir com diferentes tecnologias de painel, como LED, LCD, OLED, QLED e até um projetor.

QLED e a emissão de luz azul

Algumas pessoas acreditam que os pontos quânticos emitem luz azul, por isso são prejudiciais aos olhos e podem causar danos a longo prazo.

As TVs QLED contam com tecnologia de iluminação para entregar apenas uma quantidade balanceada de luz azul, e assim apenas o necessário será realmente emitido pela tela da TV.

Além disso, é importante que, ao fazer uma compra, você escolha uma marca confiável. As TVs QLED de baixa qualidade podem não atender aos mesmos padrões que as produzidas pelas principais marcas.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;