Cultura & Lazer Titulo
Google convida brasileiro para realizar estágio nos EUA
Do Diário OnLine
13/06/2007 | 11:10
Compartilhar notícia


Conseguir uma vaga de estágio numa empresa reconhecida internacionalmente é o grande desejo de diversos estudantes. Agora, imagine ser convidado para aprender, após desenvolver um projeto pessoal.

Foi o que aconteceu com Bruno Martins Stuani, 20 anos, residente de Santo André e estudante do terceiro ano do curso de engenharia de computação. Ele fará um estágio de três meses na Google inc. em  Seatlle, nos Estados Unidos, a partir de 1º de julho.

O convite surgiu depois que ele desenvolveu um trabalho pessoal para o ‘Google Talk Plugin / GT-Plug’. O projeto tem recursos adicionais não incorporados ao produto oficial (plugin) do ‘Google Talk’, um programa de troca de mensagens instantâneas.

Bruno finalizou o projeto em 2005 e disponibilizou no seu site http://gtplug.projetobms.net. Após o acesso às informações, a empresa se interessou ao trabalho e já queria levá-lo aos Estados Unidos no mesmo ano.

“O único problema foi para conseguir visto de permanência, pois precisava de pelo menos dois anos completos de faculdade e na época eu tinha apenas um ano e meio”, explicou o programador. Então Bruno esperou e, em novembro de 2006, o Google refez o convite.

Bruno também trabalha como programador sênior da Faculdade Medicina ABC.

Confiras as principais mudanças do trabalho:

- Links de vídeos: Ao enviar um link de vídeo, o Google Talk abre som e imagem dentro da janela de conversação. O programa original abre o link em uma nova janela, correspondente ao site. O plugin funciona para diversos serviços de vídeo, entre os quais YouTube, MySpace e Metacafe;

- Personalização do status: A troca do ‘status’ do usuário (Online, Offline, Ausente, Ao telefone e etc) é fácil no MSN, porém no Google Talk não. Com esse plugin, é possível efetuar a troca com apenas dois cliques, assim como no MSN;

- Emoticons: imagens que representam sentimentos e que substituem palavras durante a conversação;

- Tecla ‘Anti-Patrão’: combinação de teclas esconde todas as janelas do Google Talk e modifica o ícone do programa no canto inferior da tela. A mesma combinação retoma as atividades. O plugin visa a privacidade do usuário e a utilização do programa mesmo em ambientes em que o mesmo não é permitido;

- Telas Semi-Transparentes: com esse recurso é possível controlar diferentes níveis de transparência nas telas do Google Talk. Isso dificulta a leitura das mensagens por pessoas que estejam próximas ao usuário, privilegiando a privacidade;

- Customização da janela de conversação: permite que o fundo de tela nas janelas de conversação seja alterado, com diversas opções de papel de parede.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;