Internacional Titulo
Espanhol pede que Argentina processe repressores detidos
Por Da AFP
30/08/2003 | 17:37
Compartilhar notícia


O juiz espanhol Baltasar Garzón solicitou neste sábado a seu colega argentino Rodolfo Canicoba Corral que processe os 40 repressores detidos na Argentina. O governo da Espanha desistiu de pedir a extradição do grupo, acusado por genocídio, terrorismo e tortura durante a ditadura militar argentina.

Em um documento de sete páginas enviado neste sábado a Canicoba, o juiz espanhol pede que “se tenha por denunciados os fatos a partir desta data, servindo de denúncia formal esta resolução com a citada ordem de prisão” dos 46 acusados (três estão mortos e três foragidos), que o próprio decretou em 7 de julho passado.

Canicoba Corral determinou as detenções de 39 ex-militares e um civil argentinos a pedido de Garzón. O juiz espanhol colocou a disposição da justiça argentina toda a documentação do caso, instaurado na Espanha em 1998.

O documento pede que “se mantenha a situação pessoal de privação de liberdade de todos os envolvidos” até a adoção de uma decisão sobre seu julgamento ou não na Argentina e destaca que no caso de impossibilidade dos processos, “será reativado o pedido de extradição”.

Garzón encaminhou os pedidos de extradição ao governo espanhol nos dias 19 e 20 de agosto, mas na sexta-feira passada o governo decidiu suspender o processo. A Espanha argumenta que o Congresso argentino anulou em 21 de agosto as leis de anistia que garantiam a impunidade dos acusados, abrindo espaço para que o julgamento ocorra na Argentina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;