Memória Titulo
Na Semana da Criança, o gibi para todas as idades

Amanhã começa a Semana da Criança, daí a apresentação do jornalista Marcos Massolini...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/10/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Amanhã começa a Semana da Criança, daí a apresentação do jornalista Marcos Massolini, de São Caetano, e a sua experiência de colecionados de histórias em quadrinho. O gosto veio do pai, João Massolini, que lhe presenteou com as primeiras revistas - editadas entre os anos 1940 e 1950. E uma nova geração dos Massolini, Gabriel, 13 anos, e Letícia, 11, filhos do Marcos, netos do João, também curtem o que nós, os mais antigos, chamamos de gibis.

Na última contagem, Marcos Massolini contabilizou 3.600 revistas. Hoje o número aproxima-se de 4.000. Revistas infantis, de aventuras, de suspense, de terror. Das coleções de Walt Disney aos mangás japoneses, que fazem a alegria do Gabriel; e as tirinhas, histórias rápidas, xodó da Letícia.

"Fiquei alfabetizado um pouco antes de entrar na escola, graças às revistas", conta Marcos, nascido em 1967.
Foi um período rico: de um lado, os Pato Donald que João Massolini guardou; de outro, a era que principiava do Mauricio de Souza. Em 1970, só a Mônica tinha revista em banca, com seus amiguinhos todos que depois ganhariam revistas próprias, como o Cebolinha.

Num outro momento, o Diarinho, aqui do Diário, que abarcava a Turma da Mônica. E a sequência natural dos Almanaques Disney e a tentativa, infrutífera, de Roberto Marinho, que tentou reeditar os gibis em formatos grandes que tanto sucesso fizeram entre os anos 1940 e 1950. Eram os anos 1970. O novo-velho gibi durou um ano.

E os super-heróis, aqueles personagens que vestem cueca em cima da calça. E os quadrinhos perpetuando costumes, como as aventura de Cascão e Cebolinha formando sua banda e imitando os Secos e Molhados.
O quadrinho apaixona porque envereda por todas as áreas. Ensina história e geografia, matemática e ciências. Abre horizontes. Permanece na moda, com a emoção transmitida. Criança? Semana da Criança? E os marmanjos que ainda trocam gibi e recorrem a sebos como o velho Mickey perto da estação de Santo André?
Memória aproveita a semana que começa amanhã para mostrar um pouco da coleção do Marcos Massolini. Acompanhem.

Trabalhadores
Os metalúrgicos de Santo André rumo ao octogésimo aniversário do Sindicato: 1933-2013
Assembleia na porta de fábrica: a vez da KS Pistões, na Avenida Pereira Barreto

Cantinho de Chiozza 
Texto: Adalberto Guazzelli

Estava em Chiozza, visitando as ruas e o único bar-venda da Vila, e tomando uma grappa com uns italianos, quando falo que era descendente dos Becheli e Guazzelli. Houve uma enorme curiosidade e acabei fazendo amigos. Trocamos e-mails até hoje.

Falei que nossa festa de São Bartolomeu, iniciada pelo padre Fiorente, reúne cerca de 1.500 pessoas. Eles ficaram espantados: a população de Chiozza é de apenas 400 habitantes. São camponeses. Vivem ainda hoje da exploração de lenha. Praticam a agricultura de subsistência. Recebem ajuda do governo para que não saiam da cidade. Eles falam da nossa festa aqui em São Bernardo. Os mais velhos citam sempre o padre Fiorente. Continua.

Samba no pé, samba em Mauá
Amanhã, sábado, tem samba de terreiro em Mauá. A nossa música a partir do Parque das Américas. Festança no Centro Cultural Dona Leonor. Vale participar e conhecer. A partir das 16h. Endereço: Rua San Juan, 121. Referência: Estação Guapituba.

Para conhecer, acessem: terreirodemaua.blogspot.com; www.facebook.com/samba de terreirodemaua.
Bueno Lima

Corrigimos o e-mail do José Bueno Lima, autor de Crônicas e Contos de um Saudosista: jblima37@gmail.com . Você já encomendou o seu exemplar?

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Terça-feira, 5 de outubro de 1982 - Nº 5.023
Manchete - Novo pacote econômico prevê severas restrições para atingir metas em 1983
Movimento Estudantil - UNE elege mulher para a presidência: Clara Araújo, estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia.
- Aberta na Metodista a Semana Ecológica.
Eleições 1982 - "Escolher bem os candidatos, que restituirão ao povo uma vida digna" (Célio dos Santos, candidato à reeleição à Assembleia Legislativa, pelo PDS).
Editorial - Campanha milionária ofende a pobreza do povo
Primeira Divisão - Domingo, no Bruno Daniel, Santo André 3, Portuguesa de Desportos 0.
Segunda Divisão - No Baetão, São Bernardo 1, Portuguesa Santista 0.
Adeus - Morre o professor Paulo Teixeira de Camargo, fundador e primeiro diretor da Faculdade de Direito de São Bernardo.

EM 5 DE OUTUBRO DE...
1942 - Ruas do bairro Jardim, em Santo André, ganham novos nomes.
1952 - Padre Renato Angelucci (depois cônego e monsenhor), primeiro vigário de Utinga, chega ao bairro. Ali permaneceu até 1983.
1982 - Inaugurada a nova agência de Correios em São Bernardo, na Avenida Faria Lima.

HOJE
Dia da Pequena e Média Empresa, Dia Mundial da Família, Dia da Ave (instituído pelo governo paulista em 1967), Dia do Boia-Fria, Dia do Massagista e Dia Mundial da Habitação.

SANTOS DO DIA
Apolinário, Benedito, Faustina, Flávia, Meinolfo, Plácido e companheiros, Bv. Francisco Xavier Sellos.
Fontes - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br .Ilustração - Santo Apóstolo em atitude de oratória. Escultura típica baiana,m com policromia e douramento. Final do século 18.
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br.

*Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Maria José Ribeiro, 80. Natural de Santa Cruz do Rio Pardo (SP). Dia 2, em São Bernardo. Cemitério Curuçá.

SÃO BERNARDO
Aydil Carvalho Marques, 97. Natural de Ilhéus (BA). Dia 2. Crematório de Vila Alpina. 
Francisco Evangelista Alves, 76. Natural de Boa Viagem (CE). Dia 2. Jardim da Colina.
Manoel Ferreira de Souza, 75. Natural de Tabapuã (SP). Dia 2. Jardim da Colina. 
José Alves da Silva, 65. Natural de Arapiraca (AL). Dia 2. Cemitério dos Casa.

SÃO CAETANO
(Cemitério das Lágrimas)
Sebastião Gulhermino Soares, 94. Natural de São Bento da Urna (PE). Dia 21.
Albino Padovani, 93. Natural de Campinas (SP). Dia 22.
Maria Poslednik, 86. Natural de São Caetano. Dia 17.
Mario Octavio Chinaglia, 83. Natural de São Caetano. Dia 27.
Carlos Botton, 76. Natural de São Carlos (SP). Dia 22.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;