O novo CD de Winter, I‘m a Blues Man – o primeiro após seis anos –, chega às lojas na terça. O albino, que tocou no Festival de Woodstock, no auge do movimento hippie, é um dos nomes mais importantes do blues. Há seis anos não se apresentava – a longa convalescência por causa de uma cirurgia no quadril dificultava.
I‘m a Blues Man contém 13 faixas. Conta com a produção de Dick Shurman, que trabalhou com bluesmen como Albert Collins, Robert Cray e Roy Buchanan, e Tom Hambridge, que atuou ao lado de outro guitarrista de respeito, George Thorogood.
Winter nasceu em Beaumont, Texas, em 23 de fevereiro de 1944. Sempre esteve ligado à música – aos 5 anos começou a tocar clarinete. Em 1962, formou sua primeira banda, Johnny and the Jammers, com seu irmão Edgar, três anos mais jovem, no piano.
Progressive Blues Experiment, o primeiro disco de Winter, é de 1969. O guitarrista tocou com o baixista Tommy Shannon – que nos anos 1980 integrou a lendária Double Trouble, banda de Stevie Ray Vaughan – e com o baterista Uncle Joe Turner, um mestre das baquetas. De 1977 a 1980, Winter tocou com Muddy Waters, para muitos o maior bluesman da história – gravaram quatro LPs, entre eles os antológicos Hard Again e Muddy “Mississippi” Waters Live.
Entre os melhores trabalhos de Winter estão os álbuns Second Winter (1969), Captured Live! (1976) e Third Degree (1986). Blues com doses de rock caracterizam esses discos. A agressividade, no bom sentido, com que maneja a guitarra fez sua fama.
I‘m a Blues Man – Show. Com Johnny Winter. Dia 20 de agosto, às 21h30. No Via Funchal – r. Funchal, 65, São Paulo. Tel.: 3038-6698. Ingr.: R$ 50 a R$ 180.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.