Setecidades Titulo Coluna Memória
Trens diretos para Jundiaí. Um poema de Américo Del Corto. Um café na Padaria Central.

Uma novidade entre a Semana Ribeirão Pires de 2021 e a de 2022 é que os trens que cruzam a cidade agora interligam, diretamente, Rio Grande da Serra a Jundiaí – antes era preciso descer no Brás, tomar o Metrô, fazer um malabarismo todo para vivenciar o que era rotina no passado.

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/04/2022 | 05:42
Compartilhar notícia


O nome “Jundiaí” voltou a ser lido na Estação Ribeirão Pires. Um rodizio é estabelecido. O trem que vem de Rio Grande da Serra segue direto para Jundiaí, enquanto o seguinte para em Francisco Morato. Para a CPTM (Cia. Paulista de Trens Metropolitanos) é o “Serviço 710”. Para o usuário, o retorno de uma comodidade que os tecnocratas eliminaram muitos anos atrás.

Agora é aguardar, sentado para não cansar, que os trens de passageiros voltem a descer a Serra do Mar rumo a Santos, servindo Paranapiacaba e Piaçaguera. Quando isso ocorrer, teremos o retorno do velho trajeto entre Santos e Jundiaí, via Grande ABC. Por ora, um sonho distante.

O tal “Serviço 710” entrou em operação em maio de 2021.

UM POEMA
No encerramento da II Semana Ribeirão Pires 2022, um poema do saudoso Américo Del Corto. “Quando fazíamos os programas na rádio (Pérola da Serra FM), o Sr. Américo deu-me uma apostila com versos, sonetos e música de sua autoria”, conta o historiador Octavio David Filho, que selecionou o poema dos versos que se seguem:

Vês, Ribeirão Pires, cidade querida
como a vida nos é interessante:
enquanto tu sobes a cada instante,
eu vou iniciando a minha descida...

Américo Del Corto, autor do hino de Ribeirão Pires, partiu em 14 de março de 2018, aos 96 anos.

NOMES
A sede do Ribeirão Pires FC foi construída à Rua Albuquerque Lins, posteriormente Avenida Santo André, atual Rua Ernesto Menato.
Octavio David Filho

ADNAN E LUIZ AMÉRICO
Domingo: Memória inicia a III Semana Ribeirão Pires 2022. Em pauta, dois craques do futebol da cidade. Adnan e Luiz Américo, amigos desde a infância, um dia foram de trem até o Corinthians. Fizeram teste no terrão. Foram aprovados. Correram mundo. E mantiveram-se fiéis à sua Ribeirão Pires.

Crédito das fotos 1 e 2 – Projeto Memória

LINDAS SEMANAS! Uma nova indicação na Estação de Ribeirão Pires e os historiadores da cidade na Padaria Central: Ademar, Octavio e Pedro, a gratidão de Memória

DIÁRIO HÁ 30 anos
Quarta-feira, 1º de abril de 1992 – Ano 33, edição 8034

MANCHETE – Collor não consegue atrair oposição para o Ministério. PSDB, PMDB e PDT descartam oficialmente composição com o governo.

SANTO ANDRÉ – O prefeito Celso Daniel designou Wilson Roberto Stanziani de Souza para a secretaria executiva do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André. Suzana Cecília Kleeb passa a ocupar a secretaria adjunta.

RÁDIO – Programa tira dúvidas de Português. A nova Diário AM leva ao ar todas as quartas-feiras o “Momento Cultural IESA” (Instituto Educacional de Santo André), sob o comando do professor José Lazzarin.

ESPORTES – A Parmalat oficializou ontem (31-3-1992) a contratação do ex-gerente geral de esportes da Pirelli, José Carlos Brunoro, como diretor de esportes.

EM 1º DE ABRIL DE...

1912 – O carpinteiro Macário Oliveira do Sacramento nasce em Tabuleiro de Marau, Ibiaçu, litoral sul da Bahia, onde viveu os primeiros 60 anos de vida. Mudando-se para Diadema em 1972, Sr. Macário viveu até os 106 anos, deixando um longo depoimento à Memória e ao historiador Walter Carreiro.

1937 - Fundado, no bairro Pedreira, Estação Rio Grande (da Serra), o Clube Atlético Beneficente Pedreira.

1952 – O engenheiro Francisco Prestes Maia visita Santo André. Veio para uma observação sobre a situação física da cidade, a fim de proceder a estudos de urbanização. Percorreu a cidade em companhia do prefeito Fioravante Zampol.

1957 – Tramitava na Câmara Municipal de Santo André projeto de lei visando instituir prêmios municipais de arquitetura a serem conferidos bienalmente aos mais belos edifícios construídos.

Deputado Queiroz Filho nomeado secretário estadual da Justiça. NOTA – Queiroz Filho é hoje nome de rua na Vila Humaitá, em Santo André.

HOJE
Dia do Trote
Dia da Mentira

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de São Miguel Arcanjo (1889) e Arealva (1949).
Pelo Brasil: na Bahia, Caatiba, Fátima e Itarantim; no Piauí, Hugo Napoleão; e em Minas Gerais, São Lourenço.

SANTOS DO DIA
São Hugo de Grenoble
Ludovico Pavone

Falecimentos 

Santo André

Primo Luiz Monzani, 84. Natural de Bento de Abreu (São Paulo). Residia no Parque Marajoara, em Santo André. Dia 26, em São Bernardo. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

Armando Monici, 82. Natural de São João da Boa Vista (São Paulo). Residia na Vila Cecília Maria, em Santo André. Dia 24, em São Bernardo. Memorial Jardim Santo André.

São Bernardo

Maria de Faria Grattão, 85. Natural de Jacareí (São Paulo). Residia no Jardim do Mar, em São Bernardo. Dia 27. Cemitério Congonhas, em São Paulo, Capital.

Margarida Thiago, 83. Natural de Santo Antonio da Grama (Minas Gerais). Residia no bairro Alvarenga, em São Bernardo. Dia 25. Cemitério dos Casa.

São Caetano

Antonio de Souza Pinto, 86. Natural de Brotas de Macaúbas (Bahia). Residia no bairro Olímpico, em São Caetano Dia 26. Cemitério das Lagrimas.

Diadema

Manoel dos Santos, 86. Natural de Monteiro (Paraíba). Residia no bairro Piraporinha, em Diadema. Dia 24. Cemitério Municipal de Diadema.

Mauá

Rosana Cristina Businelli, 49. Natural de Mauá. Residia na Vila Vitória, em Mauá. Dia 22, em Santo André. Vale dos Pinheirais.

Ribeirão Pires

Rosa Alves Gouveia, 83. Natural de Portugal. Residia no bairro do Ipiranga, em São Paulo, Capital. Dia 25, em Ribeirão Pires. Cemitério da Quarta Parada, em São Paulo, Capital.

Maria Beatriz Matos, 77. Natural de Garanhuns (Pernambuco). Residia no bairro Planalto Paulista, em Ribeirão Pires. Dia 23. Cemitério São José. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;