Internacional Titulo
Clark: Otan é incapaz de impedir massacres
Do Diário do Grande ABC
05/04/1999 | 15:44
Compartilhar notícia


A Otan é incapaz de impedir os massacres de kosovares cometidos pelos sérvios, reconheceu o comandante-em-chefe das forças aliadas na Europa, general americano Wesley Clark, reiterando que os ataques aéreos apenas sao insuficientes. Em uma entrevista no jornal católico francêsLa Croix, depois de indagado se a Otan ``está em condiçoes de impedir que os sérvios massacren os kosovares', Clark responde: ``Nao, nao somos capazes e nunca achamos que o seríamos'.

``Nossa consciência sofre com o terrível destino dos refugiados', acrescenta. ``Os ataques aéreos nao bastam para impedir as piores atrocidades (...), mas somos capazes de atacar instalaçoes e unidades que utilizam os sérvios para levar a cabo suas atividades repressivas e o estamos fazendo', acentua.

Ao ser interrogado sobre o envio de tropas terrestres, Clark se limita a indicar que ``cabe aos dirigentes da aliança definirem esse objetivo'.

Para o general americano, ``o exército sérvio está desgastado, cansado', mas também está ``motivado por chefes fanáticos'.

``Nao posso dizer quanto tempo vai suportar' os bombardeios da Otan, estima Clark, que lembra que ``os dirigentes políticos da aliança disseram que os (os bombardeios) vao durar o tempo necessário'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;