Setecidades Titulo Coluna Memória
A Santo André que Prestes Maia pensou. Verde, espaço e crescimento horizontal. Uma história em construção.

O pesquisador Antonio Carlos Rizzo lembrou o projeto de urbanização do Centro de Santo André no primeiro governo Fioravante Zampol; a pesquisadora Claudia Ferreira encontrou o projeto, sintetizado em jornal da época. Rizzo e Cláudia, andreenses. O mesmo amor pela cidade

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/02/2022 | 05:15
Compartilhar notícia


RIZZO
Contou Antonio Carlos Rizzo aqui em Memória, edição de 23 de janeiro último:

Na década de 50, o prefeito Fioravante Zampol contratou o urbanista Prestes Maia, ex-prefeito de São Paulo, com a intenção de repaginar o espaço urbano de Santo André.

Prestes Maia quis criar uma nova praça central e sugeriu que todo o espaço do triângulo formado pelas ruas Coronel Oliveira Lima, Luiz Pinto Flaquer e Albuquerque Lins fosse demolido e transformado em praça pública, com a inversão da fachada da igreja do Carmo. O projeto não prosperou.

CLAUDIA
Contou Claudia Ferreira, do blog “Santo André Ontem e Hoje”, em mensagem à Memória:

Segue página do “Correio Paulistano” com o projeto de uma Santo André completamente diferente.

No jornal é citado o seguinte: "Praça IV Centenário, onde se construirá um projeto arquitetônico moderno e imponente. Ali serão construídos entre outros, os seguintes: Palácio da Prefeitura, Teatro Municipal, repartições federais, Palácio da Saúde, Palácio do Comércio etc. No local será construída uma passagem subterrânea, assim como pontes e obras de arte”.

O projeto tem "ares" europeus.

O TEMPO PASSA
Como disse Rizzo, o projeto não prosperou. Os anos 50 passaram. Zampol voltaria ao cargo em 1964, dez anos depois do seu primeiro mandato, e desenvolveria o projeto de modernização da cidade.

Santo André reurbanizou-se. Viu o Centro histórico estendido. Rasgou-se a Avenida Perimetral, construiu-se o Centro Cívico, com vários dos equipamentos citados por Prestes Maia.

Outros técnicos assinaram os projetos postos em prática. Prefeitos sucederam-se. Rizzo e Claudia se debruçam, hoje, sobre a história de Santo André, que vai sendo construída com várias mãos e cabeças.

Crédito da foto 1 – Correio Paulistano (27-6-1954)


Crédito da foto 2 = Projeto Memória

Crédito da foto 3 - Osvaldo Ventura/Banco de Dados (13-11-2007)

REVOLUÇÃO URBANÍSTICA. O projeto de Prestes Maia com a inversão da Catedral do Carmo: história estudada por Claudia Ferreira e Antonio Carlos Rizzo

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Quinta-feira, 17 de fevereiro de 1972 – Ano 14, edição 1769

SÃO CAETANO – Troca de diretor é atribuída a jogo político. Prefeito Oswaldo Massei nomeia o médico Vito de Russo Neto para a Diretoria de Saúde e Assistência Social. Deixa o cargo o dr. Antonio Menezes Bonfim, demissionário ou exonerado, segundo duas versões correntes. Reportagem: Jayme Gonçalves.

TURISMO – Estância Pilar, em Ribeirão Pires, o bom refúgio para o seu final de semana. Reportagem: Wilma Ary.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 16 de fevereiro de 1992 – Ano 33, edição 7994

CULTURA & LAZER – Nova geração domina o samba na região.
Autores jovens propõem o fim da nostalgia no Carnaval e ocupam o lugar dos velhos sambistas já nos desfiles deste ano (1992). Na região atuavam mais de 100 compositores. Eles dividiam o trabalho com colegas de São Paulo e do Rio de Janeiro, e dominavam as escolas de samba do Grande ABC. Reportagem: Orlando Margarido.

EM 17 DE FEVEREIRO DE...

1827 - Inaugurada a estrada de Santos ao Rio Cubatão, ligando-se à antiga estrada que ia da povoação de Cubatão, primitivamente Porto de Santa Cruz, à cidade de São Paulo.
Fonte: coluna Efemérides, do Estadão Acervo.

1892 - Os núcleos coloniais não emancipados, custeados pela União, passam para o domínio do governo do Estado, entre os quais o de São Bernardo.

1902 – Do correspondente do Estadão na Estação Rio Grande (da Serra): após longo sofrimento, faleceu em 17 de fevereiro (de 1902), na Capital, Francisco Rebello Lobo, proprietário e capitalista aqui residente. Era solteiro e teria uns 60 e poucos anos. Ao seu mais dedicado amigo, o Sr. Albino Gonçalves Moreira, aqui apresentamos nossos pêsames.

1922 – No bairro de Sant’Anna, em Ribeirão Pires, foi encontrada morta a viúva Theodora de Oliveira. Presume-se que tenha sido assassinada pelo cunhado.

1952 – O XV de Novembro de Jaú na Primeira Divisão de Futebol Profissional. Ontem (16-2-1952), no estádio da Ponte Preta, em Campinas, o XV ganhou do Jabaquara por 1 a 0, na terceira partida decisiva. O gol foi marcado por Guanxuma, aos seis minutos do segundo tempo. Após o gol, os jogadores do Jabaquara deixaram o campo.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Aniversariam em 17 de fevereiro: no Rio Grande do Sul, Barra do Ribeiro e São Valentim; em Santa Catarina, Capinzal e Vidal Ramos; no Espírito Santo, Itaguaçu; e em Minas Gerais, São João da Mata.


SANTOS DO DIA

Nossa Senhora do Desterro. Padroeira dos exilados e mãe dos imigrantes.
Os sete santos fundadores da Ordem dos Servitas
Aleixo Falconieri
Silvino (bispo)


Falecimentos  

Santo André

Quitéria de Moura Tenório, 91. Natural de Canhotinho (Pernambuco). Residia no Jardim Santo Alberto, em Santo André. Pensionista. Dia 10. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Abel Taboada, 89. Natural da Argentina. Residia no bairro Campestre, em Santo André. Dia 9, em Santo André. Cemitério do Araçá, em São Paulo, Capital.

São Bernardo

Maria Arcangela de Souza, 93. Natural de Malacacheta (Minas Gerais). Residia no bairro Montanhão, em São Bernardo. Dia 12. Jardim da Colina.

Idelidia Cassiao de Santana, 91. Natural de Campo Formoso (Bahia). Residia no bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo. Dia 11, em São Bernardo. Vale da Paz, em Diadema.

Mateus Suster, 77. Natural de São Bernardo. Residia no bairro Alvarenga, em São Bernardo. Dia 11. Cemitério de Vila Euclides.

São Caetano

Conceição Simão Maschete, 86. Natural de Pongaí (São Paulo). Residia no bairro Santo Antônio, em São Caetano. Dia 13. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Manoel Blanco Salas, 84. Natural de São Paulo, Capital. Residia no Parque Terra Nova, em São Bernardo. Dia 9, em São Bernardo. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Diadema

Julio Barroso, 83. Natural de Inconfidentes (Minas Gerais). Residia no bairro Taboão. Dia 13. Vale da Paz.

Vitória Maria Oliveira, 83. Natural de Lagoa da Prata (Minas Gerais). Residia no bairro Eldorado. Dia 13. Cemitério Municipal de Diadema.

Mauá

Sebastião Francisco Perpétuo, 81. Natural de Raul Soares (Minas Gerais). Residia no bairro Eldorado. Dia 12, em Diadema. Vale dos Pinheirais.

Fumie Gimbo Coga, 79. Natural de Santo Antonio do Pinhal (São Paulo). Residia no bairro Quarto Centenário, em Mauá. Dia 12, em Santo André. Cemitério Santa Lídia.

Ribeirão Pires

Milton Estevão, 66. Natural de São Paulo, Capital. Residia no Pilar Velho, em Ribeirão Pires. Dia 12. Memorial Jardim Santo André.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;