Prefeitura de São Bernardo investirá cerca de R$ 2 milhões na unidade; região ganhará também UBS mais ampla
Os cerca de 230 mil moradores do Grande Alvarenga, que representam algo em torno de um quarto da população estimada de 850 mil pessoas de São Bernardo, passarão a contar até o fim do ano com uma nova Policlínica e uma UBS (Unidade Básica de Saúde) mais ampla. A ordem de serviço para a adaptação dos espaços que receberão os equipamentos foi assinada semana passada pelo prefeito Orlando Morando (PSDB). Segundo a administração, serão investidos em torno de R$ 2 milhões apenas na Policlínica – não informou valores da UBS –, que ocupará espaço onde atualmente funciona o Atende Bem, cujos serviços serão remanejados para o andar térreo.
A expectativa é que, com a nova estrutura, um complexo de saúde mais robusto seja criado para atender aquela região, onde também está localizado o Hospital de Clínicas do município, unidade que o prefeito Orlando Morando deseja que seja estadualizada, conforme publicado pelo Diário na última sexta-feira.
De acordo com o planejamento da administração, a Policlínica Alvarenga concentrará atendimentoss hoje realizados no Caps (Centro de Atenção Psicossocial), no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Akvarenga, que funciona durante as 24 horas, o que permitirá oferecer serviços médicos, de urgência e emergência e de saúde mental e bucal em áreas independentes, de modo a evitar a aglomeração de pacientes em busca de serviços específicos.
Com previsão de entrega para o fim do ano, o espaço hoje ocupado pelo Atende Bem vai receber reformas e adequações, a fim de oferecer instalações mais amplas, modernas e acessíveis. “Estamos cumprindo mais um compromisso de ampliar os equipamentos de saúde para esta região da cidade, que tem grande concentração populacional e demanda bastante alta por todos os serviços oferecidos na rede pública. Com este complexo, vamos facilitar o acesso ao tratamento de especialidades médicas, em casos de urgência e emergência, saúde mental e bucal, por estarem todos concentrados no mesmo local”, disse.
Após a reforma, a Policlínica Alvarenga terá 815,3 m² de área construída, nos quais estarão distribuídos dez consultórios, quatro salas de exames, recepção, sanitários, sala de administração, vestiários e refeitório. Após a mudança para novo espaço, a unidade passará a oferecer novos exames, como auto-refração, espirometria e ultrassonografia, além de manter as especialidades médicas de que já dispõe: acupuntura, dermatologia, oftalmologia, ortopedia, nefrologia, neurologia e pneumologia. A estimativa é a de que os atendimentos, hoje em 50 mil por ano, aumentem em torno de 30%.
“Esta região foi uma das que mais cresceram na nossa cidade nos últimos anos. Antigamente, os serviços ofertados se complementavam e utilizavam o mesmo espaço. Hoje, não mais. E com este projeto de ter nova Policlínica e UBS com espaço maior damos mais qualidade e, acima de tudo, mais respeito aos moradores do Grande Alvarenga que precisam utilizar os nossos serviços públicos”, disse Morando durante o evento de assinatura da ordem de serviço.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.