Internacional Titulo
Senegal terá segundo turno de eleiçoes domingo
Por Do Diário do Grande ABC
17/03/2000 | 12:33
Compartilhar notícia


O presidente senegalês e candidato à reeleiçao Abdu Diouf enfrentará no próximo domingo seu adversário tradicional, Abdoulaye Wade, no segundo turno de uma eleiçao presidencial cujo resultado é incerto, mas que poderá resultar numa recomposiçao total do cenário político de Senegal.

As novidades já se manifestaram no primeiro turno, em 27 de fevereiro, quando, pela primeira vez no Senegal, o atual presidente e candidato do Partido Socialista, Abdu Diouf, nao obteve a maioria absoluta e teve de resignar-se a esperar o veredicto de um segundo turno.

Esta situaçao inédita fez nascer grandes esperanças na oposiçao e aumentou as expectativas do candidato do Partido Democrático senegalês (liberal), Abdulaye Wade, que organizou uma Frente de Alternativa, reagrupando cerca de 20 partidos de oposiçao e à qual se uniu outro candidato, o dissidente do PS, Mustafá Niasse.

Do ponto de vista matemático, Wade poderá vencer a eleiçao, com exceçao das variáveis.

A primeira variável é a possibilidade da adesao do quarto candidato, também dissidente do PS, Djibo Ka, ao presidente candidato Abdú Diouf.

A segunda é a preferência de um milhao de eleitores - de um total de 2.600.000 inscritos - que nao votaram no primeiro turno e cuja participaçao pode ser mais determinante do que qualquer adesao eleitoral.

De qualquer maneira, as adesoes e alianças têm suas projeçoes para o futuro. Mustafá Niasse conta com a promessa de ser designado primeiro-ministro de Wade, caso este último resulte eleito.

Djibo Ka, cuja adesao à candidatura de Douf foi qualificada de ``traiçao' por alguns de seus seguidores, pode esperar tirar proveito futuro em qualquer caso, que ganhe ou perca o candidato presidente.

Se Diouf ganhar, Djibo Ka pode esperar um posto importante dentro de seu governo. Caso contrário, parece como um dos personagens indicados para dirigir a oposiçao.

Dacar, a capital e feudo da oposiçao, espera com preocupaçao os resultados do segundo turno que, caso seja favorável ao atual presidente Diouf, poderá provocar violências nao controladas, principalmente da parte dos jovens, frustrados em suas esperanças de mudança.

Nos últimos meses, os turistas estao se tornando escassos no Senegal e várias companhias aéreas cancelaram seus vôos para Dacar.

Ao mesmo tempo, segundo imprensa senegalesa, tanto o exército como a polícia se encontram ``em estado de alerta máximo'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;