Economia Titulo Experiência
Da moda à mesa

Empresária muda o rumo da carreira e hoje é dona de quatro franquias de restaurante na região

Beatriz Mirelle
Especial para o Diário
06/02/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Fruto de uma família empreendedora, Juliana Páffaro, 44 anos, é proprietária de quatro franquias do Mania de Churrasco! no Grande ABC. Com formações nas áreas de moda, marketing e artes, ela decidiu mudar de carreira aos 35 anos e se encontrou ao ingressar no universo gastronômico. Começou a investir em redes de alimentação em 2015 e, desde então, trabalha para inovar e ampliar os serviços no ramo. 

Nascida nos Estados Unidos e criada em Americana, no Interior de São Paulo, a relação de Juliana com o Grande ABC já é de longa data, quando visitava o restaurante que a mãe tinha no Grand Plaza Shopping, em Santo André. Mesmo com raízes familiares ligadas a esse segmento, o interesse pela gastronomia não foi instantâneo. Aos 35 anos, resolveu explorar outros campos profissionais ao notar as constantes oscilações do mercado têxtil. “Estava buscando novos rumos e recebi um convite para trabalhar temporariamente em um e-commerce na Inglaterra.” Com essa experiência, notou a aptidão para lidar com o público e decidiu se inscrever em cursos livres de culinária em uma fazenda orgânica no interior do país. 

Na Europa, ela observou o crescimento de redes de alimentação com o conceito de ingredientes frescos, manejo sustentável e rastreabilidade, que identifica e acompanha o processo produtivo da carne até seu destino final. “Voltei ao Brasil determinada a investir em um modelo de negócio de fast food que tivesse essas características. Junto com o meu marido, conhecemos o Mania de Churrasco!” A marca estava procurando por novos parceiros e, em 2015, Juliana abriu sua primeira franquia no Grand Plaza Shopping. Nesse primeiro momento, chegou a investir R$ 750 mil. Agora, já possui unidades no Golden Square e Shopping Metrópole, em São Bernardo, e no Shopping ABC, em Santo André.

PODER FEMININO

Muitas vezes, os ramos de churrascaria, açougue e preparo de carnes podem ser associados ao público masculino. Mas, segundo Juliana, o empreendedorismo feminino é fundamental para qualquer tipo de investimento. “As mulheres possuem características que naturalmente resultam em uma gestão mais cooperativa, versátil e empática. Ter uma visão mais cuidadosa tanto com clientes quanto com a equipe proporciona crescimento e continuidade para a empresa.” Ela afirma que valorizar competências interpessoais, como responsabilidade, organização e postura, são tão importantes quanto atributos técnicos para gerar vantagem competitiva ao time.

DESAFIOS E INOVAÇÕES

A empreendedora aponta que, em meio a tantas opções, a fidelização dos clientes é um dos maiores desafios por conta da rotatividade na área. Para aqueles que pretendem empreender, Juliana aconselha que o trabalho seja baseado em confiança, flexibilidade e honestidade. “A experiência de morar em outro país me fez sair da zona de conforto. Aprendi que é necessário priorizar o resultado final mais do que tarefas e burocracias”, afirma.

Ela reforça que estar pronto para lidar com imprevistos e criar uma relação forte com investidores e colaboradores são pontos fundamentais.

Outro ponto importante é diversificar os serviços oferecidos. “Em 2021, adicionamos um espaço kids na nossa unidade do Shopping Metrópole.” Segundo a proprietária, isso agregou valor ao local e formou um ambiente onde os clientes ficam à vontade com toda a família, principalmente com as crianças.

Nesse ano de recuperação da pandemia, mais uma franquia do Mania de Churrasco! será inaugurada por Juliana Páffaro até abril de 2022. A quinta unidade será no São Bernardo Plaza Shopping.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;