Política Titulo Atendimento
Regina Maura faz visita a ambulatório de campanha

Presidente da UFABC defende eficácia de modelo adotado em Santo André, que faz frente à alta de casos de síndrome gripal

Arthur Gandini
Do Diário do Grande ABC
02/02/2022 | 04:40
Compartilhar notícia
Divulgação


A presidente da FUABC (Fundação do ABC), Regina Maura Zetone, visitou o primeiro Ambulatório de Campanha da Prefeitura de Santo André. A vistoria no equipamento, instalado na UFABC (Universidade Federal do ABC), ocorreu na segunda-feira. Regina foi recebida pelo secretário municipal de Saúde, Márcio Chaves Pires, e percorreu as instalações do espaço de saúde junto da equipe técnica do local. 

O ambulatório de campanha foi inaugurado em 25 de janeiro, a partir de parceria entre o Paço e a Fundação. É destinado ao diagnóstico e cuidado de pessoas com síndromes gripais. O espaço oferece 20 consultórios, atendimento 24 horas, serviços de testagem rápida, dispensação de medicação, exames de raio X e de tomografia. O modelo foi replicado, no dia 28, na sede da Associação dos Servidores do Semasa, no bairro Vila Pires. “É papel da Fundação do ABC apoiar os municípios na concretização das políticas públicas de saúde”, defendeu Regina Maura na visita. 

Cada ambulatório de campanha conta com 200 funcionários, divididos entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, psicólogos e assistentes sociais. Os pacientes são recebidos e direcionados para salas de classificação de risco, nas quais são avaliados. Pacientes que apresentem sintomas gripais há mais de três dias são testados para o diagnóstico de Covid-19 ou Influenza. Após o resultado, são direcionados para salas de espera separadas, para que os moradores com diferentes doenças não compartilhem o mesmo ambiente. As áreas dos consultórios, medicação e de dispensação de medicamentos também são separadas, conforme o diagnóstico do paciente.

Nova gestão

Regina Maura assumiu o cargo de presidente da FUABC em janeiro. A sua posse oficial irá acontecer após sessão solene marcada para o próximo dia 10, no campus da instituição, em Santo André.

Em entrevista ao Diário, Regina afirmou que é possível que o modelo do ambulatório seja exportado para outras cidades da região caso haja demanda e interesse de outras Prefeituras pela parceria. Até o momento, não houve conversas nesse sentido. “É um modelo super resolutivo, atendendo à demanda enorme de casos que estão surgindo nesta fase de pandemia, causada pela variante ômicron”, disse.

A gestora da entidade prevê que a crise sanitária ainda deve registrar alta de números de casos na região até o fim do mês, quando a pandemia deve iniciar tendência de queda.

Também em entrevista exclusiva ao Diário logo após assumir o cargo, Regina revelou o início de pente-fino na gestão anterior da instituição. A ideia é rever parte dos contratos mantidos pela entidade e aumentar o foco da sua atuação no Grande ABC. Ela afirma que o processo está em curso. “São mais de 400 processos (para serem reavaliados) e (estamos em) uma fase de transição. Pretendo visitar todos os municípios com os quais a Fundação mantém contratos”, declarou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;