Memória inicia nova semana atualizando a correspondência e destacando as mais recentes colaborações recebidas
Texto: Roberto Nascimento
Uma palestra do historiador Affonso d’Escragnolle Taunay sobre João Ramalho e Santo André acaba de completar 90 anos.
Realizada em 6 de janeiro de 1932 no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, a palestra, chamada de conferência vicentina pelo IHGSP, fazia parte da programação oficial em comemoração do IV centenário de São Vicente.
O Estadão e a Folha (da Manhã) publicaram reportagens sobre o evento no dia seguinte.
Na entrada do instituto foram colocadas bandeiras históricas e dois grandes quadros em homenagem ao rei Dom João III e Martim Afonso de Souza, primeiro donatário da então Capitania de São Vicente.
A palestra contou com desenhos e fotos de mapas, caravelas, fortalezas e fac-símiles de documentos com as assinaturas de Ramalho e Martim Afonso.
Taunay destacou a presença na Vila de Santo André da Borda do Campo de dois viajantes estrangeiros que por aqui passaram, os germânicos Ulrich Schmidel (mercenário a serviço da Coroa espanhola) e Hans Staden (comerciante de armas).
Nota – Vinte e um anos depois, em 1953, a Prefeitura de Santo André, em comemoração ao IV Centenário da Vila de João Ramalho, publicaria um livro de Affonso Taunay, hoje clássico, sobre o tema. Governo Fioravante Zampol. O livro ganhou segunda edição em 1968.
Serra abaixo
Geraldo Nunes envia a foto de hoje, com a seguinte observação: os vagões são aqueles de aço que a CPTM utiliza até hoje, mas a locomotiva me pareceu ser a original. Não consegui identificar o nome da pessoa que postou.
Memória repassou a foto ao pesquisador Adalberto Dias de Almeida, estudioso do sistema ferroviário, que prestou as informações seguintes:
O sistema funicular está sendo usado antes da implantação da cremalheira, ocorrida em 1974.
A linha usada é a da descida rumo a Santos.
O locobreque usado é um dos 20 adquiridos pela São Paulo Railway.
A função do locobreque é a de segurar o cabo de aço (endless), com o objetivo de puxar e trazer nas subidas e soltar e segurar nas descidas. Faz-se o contrapeso nas máquinas fixas.
Os vagões que aparecem são norte-americanos, fabricados pela firma Budd, em aço inox, gestão da Mafersa e no tempo da Rede Ferroviária Federal. São autopropulsores, elétricos, sem necessidade de locomotivas.
Não existia rede elétrica na serra antes da instalação do sistema cremalheira.
Diário há meio século
Domingo, 30 de janeiro de 1972 – Ano 14, edição 1754
Anúncio – 1 – Pão, amor e verão. O Jumbo tem, do melhor. Tem comida, bebida, eletrodomésticos, rede, colchão, máquina fotográfica, vara de pescar...
Anúncio – 2 – Chega a Elsenal, a primeira loja cibernética da América Latina, em Santo André.
Anúncio – 3 – Não viva de sonhos. Viaje. Excursões, passagens aéreas e terrestres. Turismo Pato Azul.
Diarinho – O editor Odayr Bigliazzi elege o desenho da semana.
Em 31 e janeiro de...
1917 – Dr. Cesário Bastos e Adolpho Bastos visitam o Grupo Escolar de São Bernardo, na atual sede do Museu Octaviano Gaiarsa, em Santo André. O grupo reunia 490 alunos.
1922 – Jan Navlasa, ministro da Tchecoslováquia, partiu ontem, de automóvel, de São Paulo para Santos, cruzando a Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo.
n Com a morte do papa Benedicto XV, organizava-se a abertura de conclave para a eleição do seu sucessor.
1957 – Ameaçados de despejo os moradores das Casas Populares de Santo André; levantamento administrativo indicava um desfalque financeiro; mandado de prisão contra o administrador; nem todos os moradores tinham condições de cobrir os prejuízos, daí a ameaça de despejo.
Hoje
Dia Mundial do Mágico
Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural n Dia do Engenheiro Ambiental
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