Setecidades Titulo Unidades especializadas
Santo André inaugura ambulatórios 24 horas para tratar casos respiratórios

20 consultórios de campanha já estão em funcionamento na UFABC; prefeito realizou vistoria técnica nos espaços na tarde desta terça-feira

Thainá Lana
Do Diário do Grande ABC
25/01/2022 | 15:52
Compartilhar notícia
DGABC/ Claudinei Plaza


Em menos de 15 dias, Santo André montou uma estrutura para atender casos de síndrome respiratória na cidade, e com isso agilizar o diagnóstico de pacientes que apresentam sintomas gripais. No total, foram abertos 40 consultórios de campanha que equivalem a seis UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Juntas, as estruturas apresentam capacidade de atendimento diário de até cinco mil pacientes e funcionam 24 horas. 

Para construção das unidades foram investidos cerca de R$ 600 mil. Os 20 consultórios localizados na UFABC (Universidade Federal do ABC) já estão atendendo os pacientes, enquanto as outras 20 unidades, localizadas na Vila Pires, no prédio da Associação dos Servidores do SEMASA (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), serão inauguradas na próxima quinta-feira. O atendimento nesses espaços é exclusivo para moradores do município e será necessário apresentar comprovante de residência da cidade.

Durante vistoria técnica realizada nesta terça-feira nos consultórios localizados na universidade, o prefeito da cidade, Paulo Serra (PSDB), ressaltou a necessidade da abertura desses espaços para desafogar o atendimento nas unidades de saúde do município. “Estamos em um momento de crise, mas dessa vez é diferente, ao invés de leitos em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), a demanda é por consultas ambulatóriais, por conta do aumento de casos gripais. Diante disto,  precisamos tomar uma providência muito rápida para que um dos nossos princípios seja mantido: não deixar nenhum morador ou moradora de Santo André sem atendimento médico”, afirmou o chefe do executivo. 

O secretário de saúde de Santo André, Márcio Chaves, explicou como funcionará o atendimento nos consultórios. "O paciente que apresenta sintomas gripais passará por uma triagem, e logo em sequência será direcionado para realização do teste, que identifica a presença do vírus da Covid e da Influenza A e B. Após essa etapa, o atendimento é separado, de um lado ficam pacientes que testaram positivo para o coronavírus e do outro para quem testou para Influenza. A ideia é realmente isolar os casos para tentar controlar a contamição", diz Chaves. 

O atendimento de casos respiratórios no município será concentrado nessas estruturas ambulatoriais. Os municípes que forem em outras unidades de saúde serão encaminhados para os consultórios de campanha, como foi o caso da auxiliar administrativa, Monique Nogueira, 29 anos. "Estou com sintomas gripais desde sexta-feira e alguns colegas de trabalho testaram positivo para Covid. Hoje de manhã fui até a UBS (Unidade Básica de Saúde) de Bangu e a funcionária me direcionou para cá", contou a moradora da Vila Mercedes, que aguardava a chamada para realizar o teste de covid. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;