Fechar
Publicidade

Sábado, 22 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301

GitHub: confira as linguagens de programação mais usadas no Brasil (e no mundo)

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Da Redação
Do 33Giga

14/01/2022 | 16:55


Profissionais de programação estão vendo crescer sua demanda. Com ela, as particularidades de cada projeto.

Leia mais: 
Qual o melhor serviço de streaming de vídeos disponível no Brasil?
TV a cabo na internet: veja opções de streaming a partir de R$ 9,90
Netflix: o que entra e o que sai do streaming em breve

Embora o mercado sul-americano tenha contribuído com apenas 6% do número total de programadores em todo o mundo, em comparação com a América do Norte e Ásia que, juntas, tiveram 60% dos desenvolvedores de software contribuindo com código, esta região foi a que mais cresceu em comparação com o ano anterior.

O Brasil, em particular, é uma das comunidades de desenvolvedores de software que mais cresce no mundo, com um crescimento anual de 40% no total de usuários.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

O relatório anual Octoverse de 2021 do GitHub classificou as linguagens de programação mais utilizadas pela comunidade de desenvolvedores no Brasil e no mundo. No País, as que mais crescem ano a ano, classificadas em ordem, foram:

  • Javascript,
  • Sass CSS,
  • Blade,
  • Linguagem de configuração HashiCorp,
  • Elixir,
  • Typescript,
  • Kotlin,
  • Go,
  • Lua,
  • Python

A popularidade de Javascript e Sass CSS no Brasil foi semelhante ao crescimento de ambas as linguagens de programação globalmente. O aumento do uso da Blade e da Hashicorp foi mais específico para o Brasil.

Veja por que algumas linguagens de programação foram mais populares e o que essas tendências significam para o futuro do mercado nacional.

#1 – Javascript

JavaScript é uma linguagem de programação universal, multiplataforma e segue sendo a linguagem mais popular no mundo inteiro nos últimos sete anos. A universalidade do JavaScript a torna especialmente procurada para aplicativos de machine learning e inteligência artificial. Ela também permite um tempo de desenvolvimento rápido, fornecendo um loop interativo para facilitar a depuração em uma estrutura de desenvolvimento sólida.

#2 – Sass CSS

Uma linguagem de extensão do CSS, a Syntactically Awesome Style Sheets (SASS), em tradução livre “folhas de estilo com uma sintaxe incrível”, tem ganhado popularidade desde a sua criação em 2006. A SASS visa tornar o processo de desenvolvimento mais simples e mais eficiente, mantendo a mesma lógica do CSS (seletores, regras etc), mas de uma maneira mais organizada, intuitiva e com trechos de código facilmente reutilizáveis.

#3 – Blade

A terceira linguagem mais popular no Brasil é a Blade, conhecida por aumentar a produtividade, a velocidade de codificação e a facilidade de leitura do código. É uma linguagem que enfatiza o algoritmo, por isso tem um conjunto de sintaxe bem pequeno, mas poderoso. Por ser simples, rápida e dinâmica, permite desenvolver aplicações complexas rapidamente.

#4 – HashiCorp Configuration Language (HCL)

A HashiCorp Configuration Language (HCL) é de configuração exclusiva, projetada para ser usada com ferramentas HashiCorp. Hoje, a HCL se expandiu e já é classificada como um kit de ferramentas para a criação de linguagens de programação estruturadas. Embora pretenda ser útil para finalidades gerais, e na criação de linguagens que sejam amigáveis tanto para pessoas quanto para máquinas, para uso com ferramentas de linha de comando, é voltada principalmente para ferramentas de desenvolvimento, servidores, etc.

#5 – Elixir

A Elixir surgiu em 2014 e é uma linguagem de programação brasileira que tem sido adotada por cada vez mais desenvolvedores ao redor do mundo. É uma linguagem de código aberto que é executada na Máquina Virtual Erlang (Erlang VM), cujo principal objetivo é oferecer uma programação produtiva para aplicações distribuídas seguras e de fácil manutenção, potencializando os recursos da máquina virtual sobre a qual está fundada sem custos de performance.

Observando essas tendências e as mudanças ao longo dos anos, uma coisa é certa: o mercado da programação está cada vez mais resiliente e atento para as ferramentas que vão permitir que a experiências do desenvolvedor se torne mais simples e rápida.

Veja, agora, o ranking das cinco principais linguagens de programação mais utilizadas no mundo

  1. Javascript
  2. Python
  3. Java
  4. Typescript
  5. C#


Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;