Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 27 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Santo André entrega Complexo Cassaquera até o fim deste mês

Claudinei Plaza/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Intervenções, que incluem canalização de córrego, terão custo final de R$ 41 milhões, valor financiado pela Corporação Andina de Fomento


Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC

14/01/2022 | 07:51


Prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), realizou no início da tarde de ontem a vistoria final nas obras de canalização e urbanização do Córrego Cassaquera e a expectativa é a de que a intervenção seja entregue até o fim do mês.

Conforme o chefe do Executivo, faltam apenas algumas pequenas intervenções nos arredores da obra para que ela seja entregue. Ao todo, em empreendimento envolve a canalização de quase doi quilômetros do córrego, obras de drenagem e a construção de um novo viário na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, que revitalizou o local.

“Hoje (ontem) é a vistoria fina, a previsão para entrega é na última semana de janeiro. É um eixo, com muitos aspectos. Tem o eixo ambiental de combate as enchentes, por conta da canalização do córrego, o que ampliou a captação de água. O aspecto social, já que aqui era uma área degradada, de terra, com moradias de risco. E aqui todo esse entorno muito populoso, Centreville, Parque Gerassi, é uma urbanização deste trecho. E a questão da mobilidade logística. É uma ligação da (Avenida Giovanni Battista) Pirelli com a entrada da (Avenida) Valentim Magalhães e com o Rodoanel”, avaliou o prefeito tucano ao Diário.

Ao todo, a obra teve aporte de R$ 41 milhões financiados por meio do CAF (Corporação Andina de Fomento). O valor foi utilizado para as intervenções no córrego e no entorno e parte do financiamento deverá ser utilizado para solucionar problemas sociais. A ideia é que seja elaborado mais uma cooperativa de catadores de material reciclável na cidade. 

“Essa era uma obra que estava prometida há mais de 20 anos e que as pessoas nem acreditavam mais que iria ser entregue. Mas a parceria com a CAF conseguimos tirar a obra do papel’, declarou o prefeito.

COMPENSAÇÃO

A obra de canalização do córrego Cassaquera ainda prevê compensação ambienta. A administração prevê plantar cerca de 700 árvores frutíferas e florísticas na região, além de gramas e plantas de diversas espécies, o que pode beneficiar sete bairros do entorno, que somam mais de 35 mil moradores.

Após pedido dos moradores do local, a Prefeitura também construiu, em toda a extensão das obras, uma faixa para ciclistas. O espaço para a circulação de biciletas fica entre o começo da Avenida Giovanni Battista Pirelli e segue até a Rua Louis Armstrong. Parte do traçado deverá ser de uso exclusivo para bicicletas e outra deverá ser compartilhada com pedestres, na calçada.

PREFEITO AVALIA QUE NÃO É MOMENTO PARA POLÍTICA

O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), aproveitou a vistoria para repercutir fala do ex-ministro e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que sugeriu o nome do tucano como possível ao candidato ao Palácio dos Bandeirantes.

Na avaliação do tucano, a lembrança pelo seu nome é algo positivo, assim como o reconhecimento de sua gestão à frente do Executivo de Santo André.

“A gente fica feliz por ter o nome lembrado e principalmente a cidade lembrada. A gente conseguiu resgatar a autoestima, essa boa imagem da gestão da cidade. No entanto, o moemento não é para discutir política ainda. Eu respeito muito, tenho admiração pelo Kassab e respeito quem já está fazendo estas articulações, mas o foco é cuidar das pessoas com relação à pandemia. Precisamos vencer a covid e as gripes de forma definitiva e até que isso não se resolva, a gente deixa a política em segundo plano”, avaliou.

CONVERSAS

Kassab colocou Paulo Serra como nome cotado à disputa estadual durante live na página do Diário no Facebook , anteontem. Segundo o ex-ministro, o prefeito mantém conversas para deixar o PSDB e retonar ao PSD, legenda a que esteve filiado de 2012 a 2015. "É um nome (Paulo Serra) que seria, inquestionavelmente, visto com bons olhos por todo o partido (na disputa ao governo)", avaliou o líder nacional do PSD.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;