Fechar
Publicidade

Sábado, 22 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Governo prevê trechos do BRT entregues em 2022

Claudinei Plaza/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Implementação ficará para 2023; Metrô deverá ser realidade na região só em 2029


Dérek Bittencourt

28/12/2021 | 09:55


O BRT-ABC (sistema de ônibus de alta velocidade, na sigla em inglês) deverá estar em pleno funcionamento até 2023. Ao menos foi o que garantiu o governador em execício do Estado, Rodrigo Garcia (PSDB), durante evento que marcou o início das obras do Piscinão Jaboticabal (leia mais na página 3 de Política), ontem pela manhã. Segundo ele, o projeto está em andamento e ainda em 2022 serão realizadas “entregas parciais”, enquanto a finalização da implementação do modal ficará para o ano seguinte.
A ideia é a de que estes veículos facilitem o deslocamento principalmente entre Santo André, São Bernardo e São Caetano e a Capital – o Grande ABC, inclusive, deverá abrigar 18 das 23 paradas do BRT no percurso entre as proximidades do Paço são-bernardense até os terminais Sacomã e Tamanduateí do Metrô.
“O BRT-ABC já teve as licenças ambientais demandadas para a Cetesb. Já há grupo técnico da Cetesb a fazer este licenciamento nas próximas semanas, para que se iniciem as obras pela concessionária do BRT-ABC. Nossa expectativa é que o modal em 2022 seja uma realidade. Nós teremos entregas parciais do BRT em 2022 e a sua conclusão em 2023. Essa obra vai, sem dúvida nenhuma, melhorar a mobilidade do Grande ABC. Vai diminuir o tempo das pessoas no transporte coletivo. É um BRT extremamente moderno, onde todo o sistema semafórico permitirá que ele não tenha parada e teremos estações de embarque e desembarque com cobrança fora do BRT, para que a gente tenha um atendimento à população de muita qualidade”, pontuou.
Em julho, o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) liberou o acordo entre o governo do Estado e a Metra para construção do BRT-ABC, que envolve ainda extensão contratual para exploração do Corredor ABD de trólebus e a gerência das linhas intermunicipais da Área 5 da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

EM SÃO BERNARDO
Na última sessão da Câmara de São Bernardo foi aprovado projeto de lei que autoriza a concessão de direito de uso de algumas vias à EMTU para implementação do BRT.
Serão duas faixas da Avenida Aldino Pinotti, entre a Rua Takeo Ino e a Avenida Lauro Gomes; duas faixas da Avenida Lauro Gomes, da Avenida Aldino Pinotti até Avenida Winston Churchill; uma faixa da Avenida Lauro Gomes, entre a Avenida Winston Churchill e a Estrada das Lágrimas; citando ainda duas faixas da Guido Aliberti (em São Caetano), entre a Estrada das Lágrimas e o município de São Paulo, No total, estes trechos somam 8,2 quilômetros.

METRÔ
O governador em exercício Rodrigo Garcia falou ainda sobre o Metrô na região – bandeira levantada pelo Diário nos últimos anos. Disse que o projeto deve andar no ano que vem e acredita que até o fim desta década o modal chegue à região. “O governo já contratou o projeto funcional, que deve ser entregue em 2022. A Linha 20 liga o Grande ABC à Zona Norte (da Capital). Natural que quando você fala em uma linha nova, passe pelo projeto funcional, pelo projeto básico e pelo projeto executivo até a realização da obra. Mas nossa expectativa é que ao longo da próxima década, de 2021 até 2029, tenhamos uma realidade do Metrô vindo para o Grande ABC”, finalizou. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;