Setecidades Titulo Doação
Santo André recebe doação de 1.000 toneladas de alimentos

Quantidade, recorde, ultrapassou em 400 toneladas o que foi arrecadado em 2020; mantimentos beneficiam mais de 50 mil famílias

Por Thainá Lana
Do Diário do Grande ABC
21/12/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/ DGABC


Santo André arrecadou neste ano, por meio de ações do Fundo Social de Solidariedade, 1.000 toneladas de alimentos e bateu o recorde anual de doações à cidade – foram 400 toneladas a mais do que em 2020. Os itens doados, por pessoas físicas e jurídicas, são distribuídos diariamente para 114 entidades assistenciais cadastradas no programa Banco de Alimentos, que remanejam os produtos para mais de 50 mil famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. 

O volume de doações recebidas e o número de entidades cadastradas no projeto vêm crescendo gradativamente. Em 2020, o município arrecadou 600 toneladas de alimentos e direcionou para 100 organizações sociais, enquanto em 2019 foram recebidas 575 toneladas, que foram enviadas para 82 entidades. Além do aumento, os dados deste ano mostram que a cidade arrecadou, sozinha, 72,7% do total de alimentos recebidos e distribuídos no ano passado por quatro municípios (Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema). 

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra, destacou o espírito solidário dos moradores diante da quantidade de doações recebidas. “A solidariedade, que é inerente ao cidadão andreense, estava muitas vezes guardada, e ele só precisava de um apoio para despertar esse espírito. Mostramos que com trabalho conjunto, da iniciativa privada, do poder público e da sociedade, quando bem organizado, traz resultados significativos, e faz diferença lá na ponta, para quem recebe os alimentos”, diz a presidente. 

Além da quantidade recolhida durante o ano, o município superou as doações recebidas na campanha Natal Solidário, que ocorre anualmente em dezembro. Em 20 dias, a Prefeitura recebeu 15,3 toneladas de alimentos, sendo uma tonelada nos parques da cidade, três toneladas na feira de Natal; 1,3tonelada no espetáculo de domingo no Parque Central e dez toneladas nos espaços de saúde, como postos e drives-thru da vacina. 

Para o prefeito Paulo Serra (PSDB), a pandemia da Covid-19 despertou a solidariedade dos munícipes, que, mesmo vivendo com as incertezas da crise sanitária, enxergaram a necessidade de ajudar o próximo. “Para nós é motivo de muita felicidade saber que podemos contar com a ajuda de tantas pessoas durante um momento difícil como o que estamos vivendo. Conseguimos bater recordes de arrecadação em todas as ações sociais que realizamos neste ano, o que dá um sentimento de muito orgulho”, comenta. 

DOAÇÃO DE BRINQUEDOS

A Prefeitura promoveu ontem a entrega de brinquedos, roupas e produtos de higiene arrecadados durante a campanha do Natal Solidário, para cerca de 20 entidades que realizam trabalhos sociais com crianças em vulnerabilidade – ao todo serão beneficiadas 80 organizações. Em menos de um mês foram arrecadados 61 mil itens, marca que também superou o número levantado ano passado, quando foram entregues 15 mil produtos.

A doação ocorreu em formato drive-thru, no Fundo Social de Solidariedade, e contou com a presença do prefeito Paulo Serra, da primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra, do presidente da Câmara de Santo André, Pedrinho Botaro (PSDB), e do vereador Renatinho do Conselho (Avante). 

Voluntária da Pastoral da Criança, da Igreja Mãe de Deus e dos Órfãos, uma das entidades beneficiadas, Sônia Alves da Costa, 65 anos, exalta a importância da ação social promovida pela Prefeitura. “Com essa doação serão beneficiadas mais de 250 crianças carentes, cujas famílias não têm condições para comprar sequer uma peça de roupa. A alegria delas ao receber os presentes faz toda diferença”, afirma.

São Bernardo arrecada mais de 5.000 panetones em campanha de Natal

A tradicional campanha de Natal do Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo atingiu novo recorde: 5.194 panetones arrecadados junto a 20 empresas parceiras e pessoas físicas, inclusive colaboradores da Prefeitura. As unidades do doce foram destinadas a todos os territórios de São Bernardo a partir de 38 instituições assistenciais cadastradas no Fundo Social. Além disso, outras dez entidades de acolhimento a crianças, adultos e idosos foram contempladas. Outros 348 minipanetones foram enviados ao centro de acolhimento 24 horas do município, contando com o apoio da Secretaria de Assistência Social. 

A arrecadação de Natal contou, ainda, com outras contribuições, como kits típicos, que foram destinados às entidades que organizam ceia de Natal às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Para a presidente do Fundo Social, Márcia Morando, o volume atingido nessa arrecadação é mais uma amostra da amplitude da solidariedade, cada vez mais incorporada ao exercício cidadão. “Ultrapassamos as expectativas de arrecadação de panetones, mesmo após mais um ano em pandemia e de outros projetos realizados e que foram também acolhidos por tantos parceiros do Fundo Social. Somos gratos por essa verdadeira corrente pelo bem, na qual toda ajuda conta e faz toda diferença”, destaca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;