Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 27 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

EUA abrem cúpula sobre democracia, mas lista de convidados atrai questionamentos



09/12/2021 | 09:16


O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, promove, nesta quinta-feira, 9, uma reunião virtual com mais de 100 governos democráticos com o objetivo de mostrar os benefícios da democracia sobre o autoritarismo. O Brasil está entre os convidados.

A Cúpula pela Democracia de dois dias inclui não apenas aliados democráticos do Ocidente, mas também países como Filipinas e Paquistão, que foram citados pelo Departamento de Estado americano por "questões significativas de direitos humanos", incluindo execuções extrajudiciais, forçadas desaparecimentos e torturas.

Não estão na lista países como a Turquia, um aliado da Otan cujo presidente Recep Tayyip Erdogan reprimiu adversários políticos, e a Hungria, onde o primeiro-ministro Viktor Orban foi acusado de minar as instituições democráticas.

A expectativa é de que os governos na cúpula assumam compromissos e apoiem iniciativas para "conter o autoritarismo, combater a corrupção e promover o respeito pelos direitos humanos", segundo uma porta-voz do Departamento de Estado.

China e Rússia se opuseram à cúpula, com seus embaixadores em Washington emitindo um comentário conjunto chamando a reunião de um produto da "mentalidade de Guerra Fria" dos EUA que "gerará confronto ideológico e uma divisão no mundo".

Irritando ainda mais Pequim, o governo Biden convidou Taiwan, a ilha democrática que a China reivindica como seu território. Fonte: Dow Jones Newswires.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;