Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 19 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

A história de uma cidade. Apontamentos do Estado de São Paulo

Iniciamos a Semana Diadema 2021 com o presente mais precioso que Memória recebeu nestes anos todos: as pastas-arquivo desta foto, com a pesquisa de Wanderley dos Santos sobre a formação dos municípios paulistas


Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC

09/12/2021 | 08:48


Wanderley faleceu há dez anos. Rosimar Zotelli dos Santos preservou a pesquisa do marido, cuidadosamente guardada, com meia dúzia de livros-índice, 114 caixas-arquivo, um cofre de fichas com as fontes pesquisadas, livros, revistas, catálogos e duas caixas com exemplares da principal obra do Wanderley, o livro Antecedentes Históricos do ABC Paulista, edição de 1992 da Prefeitura de São Bernardo.

Esse verdadeiro manancial histórico traz informes das sete cidades, incluindo-se Diadema, cuja base principal está na pasta-arquivo número 15.
O conjunto de pesquisas passa a integrar o Banco de Dados do Diário, já então o principal arquivo de memória do Grande ABC, com todos os exemplares do jornal, desde os tempos do News Seller, ilustrados com os negativos fotográficos de 1971 para cá.

O material sistematizado por Wanderley dos Santos será mostrado a partir de janeiro de 2022, sempre na data do aniversário dos mais antigos municípios de São Paulo, o que inclui a Capital, bairro a bairro.

Antecipamos a divulgação nesta Semana Diadema 2021. Toda documentação do livro História do Município de Diadema faz parte do acervo do Wanderley dos Santos. O livro foi lançado no ano 2000, por autorização e vontade da família: Rosi e os filhos Elídia, Hosana e Wanderley José. Este livro sobre Diadema foi um patrocínio da Faculdade Diadema e Instituto Educacional Stagium, do mantenedor Romeu da Costa Pereira.

Acompanhe-nos na Semana Diadema 2021. Wanderley dos Santos vive na pesquisa que realizou e nos ensina a cada caixa-arquivo aberta e estudada.

VOCÊ SABIA?
Da obra de Wanderley dos Santos: nos tempos do povoado de Acuri, Diadema foi anexado à freguesia de Santo Amaro, fato ocorrido em 30 de junho de 1747.

Em 9 de dezembro de ....
1901 - Na Estação de São Bernardo, hoje Santo André, realizaram-se em 7 de dezembro os exames das escolas públicas regidas pelos professores José A. L. Franco e Alzira de Almeida Leitão, “revelando-se os alunos bastante adiantados”.
À mesa examinadora foi oferecido um delicado 

Nota – Nos anos seguintes, as escolas isoladas seriam reunidas no primeiro Grupo Escolar da região, cujo prédio abriga hoje o Museu Municipal Dr. Octaviano Gaiarsa.
Roma, 9 (Agência Havas) – Publicou-se hoje a encíclica de sua santidade exortando os gregos a adotarem a religião católica.

1921- O Corinthians de Santo André disputava o campeonato de futebol da Federação Paulista de Desportos – a outra federação era a Apea (Associação Paulista de Esportes Atléticos).
O Corinthians andreense ocupava a liderança do certame, depois de vencer o União do Cambuci por 2 a 1 (4 a 0 entre os segundos quadros). Ao vencedor seria oferecida a Taça Guaraná Espumante.

1951 – Câmara Municipal de São Caetano aprovava o orçamento do município para 1952: Cr$ 35.355.000,00, um aumento de 30% em relação ao exercício corrente.
São Caetano posicionava-se em quinto lugar entre os municípios paulistas com maior renda, superado por São Paulo, Santos, Campinas e Santo André, ficando à frente de futuros gigantes como São Bernardo, Guarulhos e Osasco – que nem era município ainda.

1971 – Fundada a Feasa (Federação das Entidades Assistenciais de Santo André), como resultado de esforço conjunto de várias pessoas e obras sociais envolvidas com os problemas dos menores carentes da cidade.

1986 – Viaduto abalado no km 46,5 da Rodovia Índio Tibiriçá paralisa circulação de trens. Havia perigo de desabamento.

1991 – Depois de reformá-la, o Corpo de Bombeiros de São Caetano reinaugura a sede da corporação, localizada à Rua Mato Grosso, no bairro Cerâmica.

Hoje
Dia Nacional do Fonoaudiólogo
Dia Internacional contra a Corrupção

Santos do Dia
Pedro Fourier (França, 1565-1640). Educador e pregador. Fundou a Congregação de Nossa Senhora das Cônegas de Santo Agostinho
João (Juan) Diego Cuauhtlatoatzin (México 1474-1548). Índio nativo.
Gorgônia

Diário há meio século
Quinta-feira, 9 de dezembro de 1971 – ano 14, edição 

Futebol –Em Catanduva, Santo André 2, Grêmio Catanduvense 2. Partida noturna, disputada na véspera. Os gols do Ramalhão foram marcados por Maurinho e Ulisses.

Popular – Prosseguia o campeonato de futebol de salão no ginásio antigo do Primeiro de Maio FC, em Santo André: Associação Paroquial 3, Vila Alice 2; Ford-Willys 5, GE 3; Eaton Fuller 3, Sindicato 3.

Municípios Brasileiros
No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Indaiatuba, antigo povoado de Cocais, elevado à freguesia em 9 de dezembro de 1830. Separa-se de Itu em 1839.

Pelo Brasil: no Piauí, Arraial, Demerval Lobão, Isaias Coelho e Miguel Leão; em Goiás, Cidade Ocidental e Novo Brasil; no Rio Grande do Sul, Dom Feliciano e Guabiju; no Maranhão, Dom Pedro; no Paraná, Guarapuava e Santa Fé; e no Pará, São Domingos do Capim. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;