Fechar
Publicidade

Domingo, 23 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Notícias variadas sobre Ômicron e varejo fraco deixam Ibovespa instável



08/12/2021 | 10:58


Informações animadoras sobre vacinas contra a variante de coronavírus de Ômicron podem permitir um quinto pregão seguido de valorização do Ibovespa nesta quarta-feira, talvez até consolidando-se no nível dos 108 mil pontos. Na terça, o índice subiu 0,65%, fechando aos 107.557,67 pontos. Além disso, ainda pode beneficiar o índice Bovespa o alívio vindo de Brasília diante do encaminhamento do Auxílio Brasil de R$ 400 via Medida Provisória e também da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios.

"Sem muita agenda indicadores e eventos, pode ficar um pouco mais fraco, após quatro dias de alta, o que foi uma surpresa e motivo de comemoração, dado este momento de incerteza", avalia Lucas Mastromonico, operador de Renda Variável da B.Side Investimentos.

Ele cita como fatores positivos que influenciaram o índice notícias mais animadoras sobre a Ômicron e o andamento da PEC dos Precatórios.

Dados fracos do varejo brasileiro também geram cautela na Bolsa, o que deixa o Banco Central em uma difícil posição sobre os juros, já que a inflação segue persistentemente elevada. A estimativa majoritária do mercado é que o Comitê de Política Monetária (Copom) eleve a Selic de 7,75% para 9,25% ao ano hoje.

Na avaliação do economista-chefe da Necton, André Perfeito, o resultado da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) mostra que a atividade do quarto trimestre começou mal no Brasil, reforçando expectativa de desaceleração.

"A variação no trimestre encerrado em outubro mostra queda de 3,3%, o pior resultado desde março deste ano. Este resultado reforça a perspectiva de juros mais baixos, fatalmente o BCB Banco Central do Brasil não deve subir a Selic tanto quanto o mercado imagina. Mantemos o cenário de alta da Selic em 150 pontos base hoje e de 11,5% ao final do ciclo", afirma em relatório.

Na margem, por exemplo, as vendas do comércio varejista caíram 0,1% ante setembro, ficando pior do que a mediana positiva de 0,6%. Na comparação com outubro de 2020, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram queda de 7,1%. Nesse caso, o resultado também ficou menor do que a mediana das expectativas, que era de 6,0%, com previsões que iam de contrações de 7,5% a 4,1%.

Neste ambiente, ações ligadas ao consumo na Bolsa podem sofrer, ainda mais após notícias variadas sobre a Ômicron. Se de um lado a Pfizer informou que a vacina produzida pela farmacêutica em parceria com a BioNTech é eficaz contra a nova cepa quando aplicada em regime de três doses, de outro há notícias controversas. Ontem, pesquisadores na África do Sul concluíram que a cepa deve reduzir a eficácia do imunizante da Pfizer.

Os índices futuros das bolsas americanas têm alta moderada, assim como o petróleo nos EUA e em Londres. O minério de ferro subiu apenas 0,03% no porto chinês de Qingdao. Já as bolsas europeias cedem.

Além disso, pode reduzir a expectativa de alta das ações da Petrobras e do Ibovespa a aprovação do PL que cria um fundo de estabilização dos preços dos combustíveis. Já quanto a Eletrobras, fica no radar o processo de privatização, após a expectativa de que o mesmo deve ser analisado no plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) hoje.

Às 9h43, o Ibovespa cedia 0,17%, aos 107.373,53 pontos. Petrobras subia entre 0,31% (PN) e 0,55% (ON), enquanto Vale ON cedia 0,60%. "Deve ser um dia mais lateralizado. As ações de mineradoras e siderúrgicas subiram bastante e podem ter força para realizar, dada a falta de noticia hoje", acrescenta Mastromonico, da B.Side Investimentos.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;