Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 19 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Estátua vai homenagear Itamar Assumpção em São Paulo

Wilson Magão/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


07/12/2021 | 17:16


Uma estátua será inaugurada na Penha, zona leste de São Paulo, para homenagear o cantor e compositor Itamar Assumpção, morto em 2003. A imagem vai ficar em frente ao Centro Cultural da Penha e as festividades de inauguração serão no próximo dia 15. O ato vai celebrar também o primeiro ano de existência do Museu Itamar Assumpção - MU.ITA. Esta será a primeira de cinco estátuas feitas em homenagem a personalidades negras, anunciadas este ano pela Prefeitura de São Paulo.

A obra em bronze tem 1,80 m de altura e é assinada pelo artista plástico Leandro Júnior. Suas obras já foram expostas em museus de Nova York, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Júnior é também professor de arte e escultura em comunidades quilombolas e tem um trabalho voltado para a ancestralidade africana e a história da escravização no Brasil.

A agenda do dia 15 começa às 11h, com uma Missa Afro na Igreja do Largo do Rosário dos Pretos. Uma procissão seguirá então até o local da estátua, em frente ao CCPenha. A solenidade terá como convidados o ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil; o Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes; a Secretária de Cultura do município, Aline Torres e familiares de Itamar Assumpção.

"É fundamental que toda a comunidade negra se movimente para estar presente e fazer ecoar este acontecimento. Não é todo dia que um artista negro brasileiro ganha uma estátua ou que a memória dos nossos é reverenciada. Num momento de tantos retrocessos, precisamos mirar no afrofuturo e reconstruir este país a partir das vivências e potências pretas", diz Anelis Assumpção, filha de Itamar, além de cantora, compositora e diretora geral do museu.

SERVIÇO:

Inauguração da estátua de Itamar Assumpção

Em frente ao Centro Cultural da Penha

Largo do Rosário, 20 - Penha

Programação:11h - Missa Afro na Igreja do Largo do Rosário

12h - Cerimonial de abertura com as presenças do Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, da Secretária de Cultura do município, Aline Torres, da família Assumpção edo ex-ministro da Cultura e Conselheiro do MU.ITA, Gilberto Gil

14h - Pastoras do Rosário:: Microfone aberto

15h - Bloco da Micaela:: Microfone aberto

17h - Show Anelis Assumpção Canta Itamar, com participação de Rincon Sapiência - Teatro Martins Penna, Centro Cultural da Penha. Os ingressos serão gratuitos e distribuídos 1 hora antes do show

18h - Bloco Afro Ilú Oba De Min.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;