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Falta de segurança e furto de fiação elétrica tiram sono de comerciante em Sto.André

Ligação provisória está exposta há um mês; Enel afirma que irá solucionar o problema ainda hoje

Heitor Agricio
Especial para o Diário
07/12/2021 | 00:01
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Claudinei Plaza/ DGABC


O comerciante Thiago Alfredo Krauss, 41 anos, teve a fiação elétrica furtada do poste que alimentava seu escritório, na Rua das Cerejeiras, no bairro Jardim, em Santo André. O caso aconteceu no mês passado e, até o momento, o problema não foi definitivamente resolvido. Isso porque a Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Grande ABC, realizou o reparo provisório dos fios, porém, não retornou para finalizar o serviço, deixando a ligação temporária exposta.

Na ocasião, o comerciante só percebeu que os cabos tinham sido furtados porque o imóvel ficou sem energia. No início, Krauss pensou que se tratava de um problema geral da rua, porém, constatou com os vizinhos que a fiação elétrica que abastecia o local havia sido furtada.

Após o incidente, o comerciante registrou BO (Boletim de Ocorrência) e solicitou o reparo da fiação à Enel. No dia seguinte ao ocorrido, uma equipe da empresa compareceu ao local e realizou a ligação provisória dos fios e informou que seria necessário contratar um eletricista particular para repassar a fiação para que, assim, o serviço de instalação pudesse ser concluído.

Seguindo as recomendações da empresa, o comerciante contratou um profissional para realizar o serviço, e também instalou uma grade no entorno dos cabos, a fim de evitar novos furtos. “A retomada do serviço foi muito ágil, de um dia para outro fizeram a ligação provisória, porém, depois disso esqueceram os cabos expostos aqui. Estou esperando há um mês só para ligarem os fios do poste na caixa”, reclama o comerciante. 

O distribuidor ainda conta que precisou desembolsar cerca de R$ 850 para realizar o serviço e que, mesmo assim, não consegue resolver a situação por conta própria. “O que gera indignação é que é algo simples de resolver, é um serviço que em 15 minutos está pronto. Porém, não podemos fazer porque a ligação elétrica está no poste da Enel, ou seja, apenas a empresa pode finalizar o serviço. Fico refém da empresa até quando eles decidirem trocar os cabos, ou corro o risco de ficar novamente sem luz e ter que gastar ainda mais caso os cabos sejam furtados novamente”, reclama Krauss. 

Além de seu escritório, o comerciante denuncia outras situações parecidas com essa na rua. “Os dois eletricistas que conversei relataram que estão sendo contratados para realizar o mesmo serviço aqui na região por conta do alto volume de furto de cabos. Por isso fiquei ainda mais preocupado, porque as chances de acontecer novamente são altas”, explica. 

Procurada pelo Diário, a Enel informou que enviou ontem à noite uma equipe até o endereço citado, mas não conseguiu contato com o denunciante. A empresa reforçou que ainda hoje outra equipe estará no local para normalizar a ligação.




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