Setecidades Titulo Pandemia
Com receio da ômicron, Prefeitura de São Bernardo monitora morador que veio da África

Homem desembarcou da Etiópia em 27 de novembro com teste negativo para Covid, mas relatou descaso da companhia aérea e das autoridades sanitárias

Por Do Diário do Grande ABC
04/12/2021 | 16:22
Compartilhar notícia
Pixabay


A Prefeitura de São Bernardo informou na tarde deste sábado, 4, que vem monitorando um morador da cidade que voltou de viagem da Etiópia, em 27 de novembro. Apesar de realizar teste da Covid-19 e o mesmo ter dado negativo, a secretaria municipal de Saúde são-bernardense ainda aguarda análise de amostra enviada ao Instituto Adolfo Lutz. O maior temor é a de que o homem possa ter trazido a variante ômicron, mais nova cepa descoberta no mundo e que tem no continente africano seu principal foco de origem.

Segundo informações da Prefeitura, o morador disse ter havido certo descaso no Aeroporto Internacional de Guarulhos com relação ao controle sanitário na entrada de passageiros. Ainda de acordo com o munícipe, ele viajou junto de outros 200 passageiros, que muitos estavam sem máscara e que o teste realizado antes do embarque não tinha "credibilidade", por ter sido realizado em condições inapropriadas. Ainda assim, ao desembarcar em solo brasileiro, sequer foi questionado pela companhia aérea ou autoridades sobre país de origem ou se apresentava sintomas da doença.

O Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saude) de São Bernardo tem rastreado passageiros provenientes de áreas consideradas de risco da doença, solicitando listas de passageiros.

“Ao tomarmos conhecimento deste caso, nossa equipe de Saúde fez o contato para iniciar este monitoramento. É um absurdo o passageiro, seja lá qual o país de origem, sequer ter sua temperatura aferida. Estamos tomando esta medida por precaução e fazendo o que infelizmente as autoridades federais não fizeram”, disse o prefeito Orlando Morando (PSDB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;