Fechar
Publicidade

Sábado, 22 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

OCDE: covid-19 segue sendo maior ameaça à recuperação da América Latina



02/12/2021 | 21:28


A covid-19 segue sendo maior ameaça à recuperação da América Latina, na medida em que pode haver um aumento de contágios e a vacinação tem dificuldade para se desenvolver, avalia a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em relatório, o organismo pontua que, por outro lado, as maiores oportunidades de uma expansão do crescimento na região vem de um potencial aumento na demanda em parceiros importantes, como União Europeia, China e Estados Unidos.

A OCDE espera uma recuperação em velocidades diferentes na região, mas que o PIB per capita, na média, esteja no nível pré-crise entre 2023 e 2024. Segundo o relatório, a alta internacional das commodities pode ajudar os exportadores da região, no entanto, a pandemia mostrou que há problemas no comércio, especialmente com parceiros extra-regionais. Para a organização, resolver tais questões e aumentar a competitividade pode apresentar oportunidades aos latino-americanos.

Para a OCDE, a incerteza sobre a liquidez global para mercados emergentes permanece, e alguns países da América Latina devem seguir com acesso restrito aos mercados globais de capital, o que os torna dependente de organizações multilaterais e credores privados para financiar sua recuperação.

A política fiscal deverá seguir tendo um papel importante na recuperação da região, avalia o relatório. O uso de políticas de gastos e a questão tributária, assim como reformas fiscais, deverá ser utilizado de forma coordenada, buscando aumentar o nível de satisfação com os serviços públicos e a confiança nos impostos, segundo a OCDE.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;