Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 28 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Formação Bruta de Capital Fixo caiu 0,8% em setembro ante agosto, diz Ipea



02/12/2021 | 18:05


Os investimentos na economia recuaram em setembro, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF, medida dos investimentos no PIB) caiu 0,8% em relação a agosto, na série com ajuste sazonal.

Como resultado, o indicador teve leve queda de 0,1% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre, conforme já divulgado pelas Contas Nacionais Trimestrais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No mês de setembro ante o mesmo período do ano anterior, a FBCF teve uma expansão de 13,8%. No terceiro trimestre deste ano, o indicador cresceu 18,8% ante o mesmo trimestre de 2020.

Na passagem de agosto para setembro, a demanda por máquinas e equipamentos subiu 0,9%, devido a um avanço de 3,9% nas importações, mas queda de 0,5% no consumo dos bens nacionais. Já o componente da construção civil encolheu 1,8%, enquanto o componente de outros ativos teve queda de 1,7%.

No fechamento do terceiro trimestre ante o segundo trimestre, a demanda por máquinas e equipamentos caiu 2,6%, devido a um recuo de 2,9% nas importações, mas alta de 2,0% no consumo dos bens nacionais. Já o componente da construção civil cresceu 5,9%, enquanto o componente de outros ativos teve elevação de 5,5%.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;