Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 19 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

'Retrocessos vieram do Congresso, do Planalto e do Supremo', diz Moro



01/12/2021 | 08:02


O ex-juiz Sérgio Moro expôs em primeira pessoa os altos e baixos da carreira de magistrado no livro Contra o sistema da corrupção (Editora Sextante), que lança nesta semana. Pré-candidato à Presidência, Moro afirma não ter pretensões eleitorais com a obra, mas ela guarda semelhança com seu recente discurso de filiação ao Podemos: combate à corrupção e a estratégia de colocar o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como dois lados de uma única moeda. No livro, ele faz defesa da Lava Jato e atribui aos três Poderes "retrocessos" no pauta anticorrupção.

No livro há justificativas para sua atuação como juiz e como ministro. A intenção é registrar sua versão?

Eu não diria uma versão. Eu diria que são os fatos. Os fatos são: a Petrobras foi saqueada durante o governo do Partido dos Trabalhadores para enriquecimento ilícito de agentes públicos, agentes políticos e financiamento ilegal de partidos políticos. Dois: houve uma quebra da promessa, no governo atual, de fortalecimento do combate à corrupção.

O sr. critica a atuação do Supremo Tribunal Federal. Por que considerou importante abordar o tema?

Nós temos que respeitar o STF, é uma instituição importante, tem grandes ministros lá. Vou destacar aqui o ministro Luiz Fux, que tem um discurso e atitudes muito firmes e claras em preservar combate à corrupção. Infelizmente ele foi vencido, junto com outros ministros, em algumas discussões recentes importantes. Agora, é importante destacar que o combate à corrupção, a construção de um País mais íntegro, não é um propósito pessoal. Nós avançamos durante a Operação Lava Jato. Infelizmente nós vimos retrocessos que vieram do Congresso, do Planalto e também do Supremo. Decisões tomadas por maioria que enfraquecerem o combate à corrupção. Mas, ao invés de adotar aquela postura agressiva, o que nós temos que buscar é construir soluções.

Contra o sistema da corrupção

Autor: Sérgio Moro

Editora Sextante

Inglês. 288 páginas. R$ 49,90

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;