Fechar
Publicidade

Domingo, 23 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Guedes: Previsões de recessão em 2022 são exageradas; inflação vai incomodar mais



30/11/2021 | 14:42


O ministro da Economia, Paulo Guedes, classificou como "exageradas" as previsões de que a economia brasileira sofrerá recessão no próximo ano, mas reconheceu que a inflação "vai incomodar mais".

"Inflação está subindo, tipo chato, de choque de oferta, subida de custo, de energia, combustível, energia. É do tipo indigesto, muito ruim, desacelera, sim, por isso não vamos crescer 4,5%, 5%, vai crescer bem menos. Mas partir daí para dizer que vamos ter recessão, é de novo da turma da falsa narrativa. Não é isso que vai acontecer", afirmou Guedes no 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), nesta terça-feira, 30.

Para Guedes, não é possível falar em recessão da economia, mas, sim, numa "desacelerada forte". "Juros subindo, justamente para combater a inflação. Está tranquilo quando os juros estiverem na frente da inflação", continuou o ministro, elogiando a atuação de Roberto Campos Neto à frente do Banco Central e afirmando que é do "tempo" em que se derrubava a inflação a "machadada". "Tem toda metodologia de combate baseada nas metas de inflação, nos avisos. A geração antiga derrubava inflação a machadada", afirmou o ministro, que ressaltou o desemprego caindo em "alta velocidade".

Questionado ainda sobre as perspectivas para a construção civil em 2022, Guedes disse que será um ano "com muito barulho político". "Eu acho que vai haver crescimento, mais baixo, porém haverá. Nós, setorialmente, podemos minimizar o impacto se conversarmos. Temos ferramentas, seja alongamento das prestações, dos prazos, para tornar coisa compatível, seja recursos do Auxílio Brasil que vamos dar", disse o ministro, falando ainda em "acelerar um pouco a abertura da economia" em setores que estejam "exagerando nos reajustes".

"Para não deixar um setor explorar o outro só porque está com a economia superaquecida", completou.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;