Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 25 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Escola de Sto.André faz sessão fotográfica com alunos negros

André Henriques/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Projeto tem o objetivo de valorizar a beleza dos estudantes e chamar atenção da comunidade para o debate sobre a discriminação racial


Matheus Moreira
Especial para o Diário

28/11/2021 | 07:00


A EE (Escola Estadual) Valdomiro Silveira, que fica no Jardim Silvana, em Santo André, realizou na sexta-feira sessão fotográfica com os estudantes negros. A proposta, chamada de Beleza Negra, tem o objetivo de fazer os alunos se sentirem representados, e debater sobre a discriminação racial durante o mês da Consciência Negra.

O projeto, que partiu da coordenadora do colégio, Vani Sperandio, tem também a ambição de mostrar a variação da cultura brasileira dentro da escola e o resultado do ensaio vai virar um mosaico de fotos, somente com alunos negros, que será fixado no colégio. Para a coordenadora, a ação serve para mostrar a beleza negra e também é um modo de lutar contra a discriminação.

“As fotos fazem os estudantes se sentirem empoderados. A ideia é que a beleza negra tenha mais representatividade na escola. É um meio de luta contra o racismo”, disse Vani.

A ação faz parte da proposta pedagógica da escola, que tem o nome de Diversidades. Para a diretora Tais Ribeiro, o projeto é importante para mostrar que todos os estudantes são iguais. “Eu também fiz questão de participar. A comunidade negra precisa de mais ações assim, que mostrem a beleza e que abra o debate sobre questões raciais, que são muito presentes, tanto na escola quanto no Brasil”, comentou.

A estudante Julia dos Santos, 16 anos, foi uma das que participaram das fotos. Ela contou que a ação é interessante e necessária, além de avaliar que é “muito importante se sentir representada e mostrar a realidade vivida pelos alunos”. “A gente estuda sobre racismo, principalmente nas aulas de história, mas não temos muitas coisas, na prática, que valorizem a luta do povo negro. É muito interessante mostrar a realidade da escola e mostrar que também somos bonitos. É um jeito de empoderamento”, contou.

A fotógrafa responsável pelo ensaio, Mariana Sperandio, contou que quando foi convidada não teve dúvidas em aceitar e fez questão de destacar a importância de ações desse tipo.“O intuito é valorizar a história dos negros, então, quando os estudantes começam a entender e se identificar com a luta, todos ficam querendo participar. É muito legal ver as pessoas se voluntariando para tirar as fotos”, revelou.

A exposição nos murais da escola começará na segunda semana de dezembro, mas Mariana tem o objetivo de levar as fotos para que a população em geral tenha acesso, por meio de exposição que deve ocorrer no Atrium Shopping, em Santo André. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;