Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 7 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Fragmentos que se unem para contar a história de uma vida

Arquivo Pessoal Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Chargista do Diário, Seri lança seu quinto livro: ‘Rita de Cássia – Retalhos em Quadrinhos’


Nilton Valetim
Do Diário do Grande ABC

26/11/2021 | 00:01


Lembranças das conversas surgidas nas reuniões familiares. Cerzidas pelo fio imaginário do tempo. Memórias compostas por sons e imagens e por personagens reais ou fictícios. Este é um breve relato de Rita de Cássia – Retalhos em Quadrinhos, livro que o jornalista e ilustrador Sérgio Lemos, o Seri, 58 anos, lança amanhã, no Shopping Balneário, em Santos.

Seri é um cronista do cotidiano. A leitura que faz dos principais fatos do dia a dia são estampados, em formato de charges, na página 2 (Opinião) do Diário. 

“Todo mundo que tenha família e que tenha participado de cafés da manhã, almoços ou outras reuniões. sempre ouve histórias que são contadas pelos pais ou avós. Comecei a me lembrar delas. São retalhos das nossas oralidades. Somei, juntei e fiz essa história, que não é totalmente real, mas que tem algumas coisas que realmente aconteceram”, afirma o autor.

A obra começou a ser idealizada em 2019. “A intenção era fazer uma biografia, mas aí algumas pessoas já tinham morrido e me dei conta que não tinha documental para isso”, conta Seri. Ele então optou por um romance. Ano passado, quando o Proac (Programa de Ação Cultural) do governo de São Paulo abriu edital para a produção de histórias em quadrinhos, Seri adaptou o formato. “Descobri que pagava mais. Estava no meio da pandemia, sem emprego fixo e precisando de dinheiro”, relata, com sinceridade. 

O problema foi sintetizar o conteúdo de 200 páginas de texto para 81 de desenhos. Isso fica evidenciado em partes da obra em que os relatos são maiores que o padrão deste tipo de livro. Mas isso não incomoda o autor. “Coloquei as informações. Deixei lá para que as pessoas leiam”, afirma.

A HISTÓRIA

Rita de Cássia é a filha do casal Nicola e Bonita. Ela cresce em um ambiente tóxico, cercada pelo pai, um militar mulherengo, preguiçoso e omisso, e a mãe, uma mulher altamente agressiva, neurótica e ciumenta. Os dois se uniram por conveniência, quando Bonita se viu grávida de Rita.

A história narra a saga da família por cinco décadas, de 1957 a 2007. À medida em que a trajetória dos personagens se desenvolve, o autor paralelamente ambienta vários momentos políticos e sociais pelos quais o País atravessou neste período. 

Tem como pano de fundo o golpe militar, o surgimento do chamado milagre econômico, principalmente a partir do desenvolvimento da indústria automobilística, até chegar ao século XXI. 

Rita de Cássia é o quinto livro lançado por Seri. O preço sugerido é de R$ 30.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;