Internacional Titulo
Israel usará 'cães antibomba' em ponto de ônibus de Jerusalém
Por Da AFP
22/08/2004 | 21:03
Compartilhar notícia


Cães treinados para farejar explosivos começaram a ser usados neste domingo em pontos de ônibus de Jerusalém, pela primeira vez em Israel, relatou uma fonte da organização Filhotes pela Paz.

"Pelo menos dez equipes do serviço de segurança do ministério dos Transportes, incluindo um agente e dois animais, começaram a operar", disse um integrante deste grupo encarregado de adestrar os cães.

"Durante cinco meses, a associação Filhotes pela Paz (Pups for Peace) financiada com doações de judeus da diáspora adestrou especialmente estes cães, que devem ser enviados para outras cidades", disse Roni Lotan, um dos responsáveis, acrescentando que, por seu instinto de caça, foram escolhidos para a tarefa pastores alemães e belgas, além de labradores.

"Se forem detectados explosivos, eles devem prevenir os agentes e, sobretudo, não tentar se apoderar do explosivo", afirmou. O Exército e a polícia israelenses já trabalham com cães treinados para detectar bombas, mas esta é a primeira vez que os utilizam nos transportes públicos.

Os atentados suicidas em ônibus de Jerusalém já deixaram mais de 100 passageiros mortos nos últimos dez anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;