Cultura & Lazer Titulo
Fotógrafo Francesco Scavullo morre nos EUA
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
07/01/2004 | 18:59
Compartilhar notícia


Morreu nesta terça-feira em Nova York, nos Estados Unidos, o fotógrafo Francesco Scavullo em decorrência de problemas cardíacos. Famoso por retratar celebridades e emplacar imagens em capas de importantes revistas, o artista ficou conhecido como o fotógrafo do otimismo. No próximo dia 16, completaria 75 anos.

Nova-iorquino filho de italianos, Scavullo iniciou na adolescência tirando fotos de sua irmã, Marie, e de seus amigos. Seu primeiro trabalho, em 1945, foi como assistente no Becker Studios. Três anos depois, começou a atuar profissionalmente. Durante sua carreira lançou seis livros, entre eles Scavullo: Photographs, 50 Years e Scavullo Nudes.

Em 1998, em entrevista ao Diário, comentou o rótulo de fotógrafo do otimismo: “Sou uma pessoa privilegiada. Há 50 anos faço exatamente o que gosto de fazer. Convivo e trabalho com pessoas interessantes, criativas, inteligentes e, de modo geral, belas. Também por causa da fotografia, vivo confortavelmente e tive condições de conhecer boa parte do planeta. Como não transmitir otimismo? Não sou demagógico”.

Entre os astros e estrelas que estiveram na mira de suas lentes, estão Elizabeth Taylor, Grace Kelly, Paul Newman, Madonna, Janis Joplin, Sophia Loren, Sylvester Stallone, Mikhail Baryshnikov e Paul McCartney. Criou o famoso pôster do filme Nasce uma Estrela (1976), protagonizado por Barbra Streisand. Fez também muitas capas de discos, entre elas uma para Diana Ross.

Scavullo teve suas imagens estampadas em revistas como Cosmopolitan, Seventeen, Town & Country, Vogue, Interview, Time e Newsweek. No seu último livro, Scavullo Nudes, o fotógrafo reuniu uma coleção de nus que inclui modelos, atrizes, músicos e bailarinos. Os retratos mostram, por exemplo, topless de Cindy Crawford, Claudia Schiffer e Rene Russo.

Sua obra também está presente em diversas galerias dos Estados Unidos e da Europa, além de integrar acervos de museus como o Metropolitan, Guggenheim e MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;