Política Titulo Eleição
Médico ligado a Orlando Morando assume direção do Hospital Mário Covas

Adilson Joaquim Westheimer Cavalcante foi eleito após manobra realizada pela presidente da FUABC, Adriana Berringer Stephan

Do Diário do Grande ABC
11/11/2021 | 17:18
Compartilhar notícia


O conselho curador da FUABC (Fundação do ABC) chancelou manobra da cúpula da entidade e referendou a indicação do infectologista Adilson Joaquim Westheimer Cavalcante à superintendência do Hospital Estadual Mário Covas, de Santo André. O movimento foi antecipado ontem pelo Diário.

 Cavalcante é ligado ao prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB) – é diretor técnico do Hospital Anchieta –, e se beneficiou de mudança de dispositivo do regimento interno da entidade que concentrou poderes na mão da presidente da FUABC, Adriana Berringer Stephan, para indicar os diretores das unidades de saúde geridas pela instituição, como o Mário Covas. A manobra foi feita na surdina, em meados de agosto. 

 Oficialmente, a FUABC deu verniz de eleição à indicação direta de Adriana, a despeito de a escolha por Cavalcante ter desagradado o corpo médico do Mário Covas. A equipe técnica do equipamento, inclusive, já trabalhava para a escolha do atual diretor técnico da unidade, Alexandre Cruz, para substituir Desiré Carlos Callegari à frente do hospital. 

 No comunicado à imprensa, a FUABC também cita que o médico ligado ao Paço de São Bernardo recebeu “18 votos a favor e somente um contrário”. O Diário solicitou à Fundação a ata de votação, mas o documento não foi enviado à equipe de reportagem até o fechamento desta edição. O médico assumirá o Mário Covas no dia 1º de dezembro. 

 O método adotado pela FUABC para alçar Adilson Cavalcante ao comando do Hospital Mário Covas não foi bem digerido pela classe médica do hospital, que reclama da falta de transparência e de diálogo e promete judicializar a indicação. 

 RESPOSTA

 Em nota enviada ao Diário, a FUABC negou ingerências políticas na escolha de Cavalcante e no processo de mudança das regras internas. “A FUABC não manipulou absolutamente nada para interferir no Hospital Mário Covas. A entidade, desde 2019, passa por reformulação em razão da assinatura do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) junto ao Ministério Público. Entre as obrigações acordadas está a revisão dos documentos internos da instituição, entre os quais o regimento interno”, justificou a entidade. “O regimento interno da Fundação do ABC foi amplamente debatido no conselho de curadores da entidade, que é composto por representantes do Executivo, Legislativo e dos conselhos municipais de Saúde de Santo André, São Bernardo e São Caetano, além de representações de funcionários, alunos, ex-alunos, pais de alunos, docentes e médicos residentes da FMABC. Todos votaram favoravelmente ao novo regimento interno, inclusive os representantes dos poderes Executivo e Legislativo das três cidades instituidoras”, emendou.

 Na mesma eleição protocolar que confirmou o nome de Cavalcante, o infectologista David Uip foi reconduzido ao comando da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;