Fechar
Publicidade

Sábado, 21 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

turismo@dgabc.com.br | 4435-8367

Quatro restaurantes para provar pratos indígenas no Brasil

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Redação
Do Rota de Férias

11/11/2021 | 21:58


Aos poucos, os pratos indígenas começam a ser valorizados na gastronomia brasileira. Diversos chefs famosos vêm usando ingredientes inspirados nesse tipo de gastronomia para construir seus cardápios de um jeito mais criativo, sem se fixar apenas nas tradições europeias da boa cozinha.
Mandioca, frutos da floresta, peixes, especiarias, oleaginosas… Não faltam produtos típicos para quem busca resgatar nossas raízes. Confira na lista abaixo quatro restaurantes em Manaus, São Paulo e Paraty que enaltecem pratos indígenas em seus menus.

Restaurantes que servem pratos indígenas no Brasil

1. Caxiri Amazônia / Manaus – AM

Divulgação
Caxiri Amazônia

Instalado num casarão histórico, ao lado do Teatro Amazonas, no centro de Manaus, o Caxiri Amazônia brinda os paladares de locais e visitantes com a abundância dos sabores amazônicos e brasileiros. O restaurante é comandado pela chef Debora Shornik, que garimpa o melhor dos ingredientes das comunidades da floresta para a cozinha do restaurante.

Entre os pratos indígenas do menu destaca-se o caldinho de cogumelo Yanomami preparado com banana, macaxeira e queijo coalho.

EndereçoRua 10 de Julho, 495 – Centro, Manaus

Siga a cobertura de nossos repórteres no Instagram @rotadeferias, com direito a belas fotos e stories repletos de informações.

2.  Biatüwi / Manaus – AM

Divulgação
Biatüwi

Também no centro histórico de Manaus, o Biatüwi propõe uma imersão na cultura e culinária da etnia Sateré-Mawé e Tukano. A casa é a primeira casa a servir exclusivamente pratos indígenas na cidade.

Sob o comando de Clarinda Maria Ramos e com consultoria da chef Débora Shornik, do restaurante vizinho Caxiri Amazônia, o estabelecimento tem como carro-chefe a Quinhapira, caldo de peixe à base de água, sal e pimenta defumada. O preparo pode incluir o matrinxã, entre outros peixes de escamas como o aruanã.

Nas aldeias, o caldo é geralmente consumido pela manhã antes de ir ao roçado, ao meio dia e pela noite como jantar. A Quinhapira também é oferecida como boas-vindas aos que visitam as comunidades, na chegada e na partida, como gesto de proteção e acolhimento. Pode ser acompanhada de biju de macaxeira, ou biju da goma da mandioca.

EndereçoR. Bernardo Ramos, 97 – Centro, Manaus

Aluguel de carro mais barato? Pesquise por diversas locadoras de uma vez na Rentcars e encontre os melhores preços.

3. Casa Tucupi / São Paulo – SP

Raul Fonseca – Divulgação
Casa Tucupi

Com especialidade na culinária nortista e acentuado tempero acreano, a cozinheira Amanda Vasconcelos, natural de Rio Branco, está à frente da Casa Tucupi, na Vila Mariana, em São Paulo.

De criação autoral, o arroz Dona Flor e seus dois maridos leva barriga de porco, camarões e os tradicionais tucupi e piracuí (farinha feita de peixe seco).

EndereçoR. Maj. Maragliano, 74 – Vila Mariana, São Paulo

Passagens aéreas mais baratas – pesquise as ofertas das melhores companhias aéreas de uma vez e compare os preços aqui.

4. Peró / Paraty – RJ

Divulgação
Peró

Situado dentro da Pousada do Príncipe, em Paraty, o Peró tem como proposta a cozinha brasileira, inspirada nas raízes dos pratos indígenas. As receitas combinam ingredientes tradicionais como mandioca, côco e banana, adicionados a pescados e frutos do mar frescos locais.

A chef Georgia Joufflineau busca sempre respeitar a sazonalidade do ingrediente e o valor do pequeno produtor agrícola regional. Vale provar a receita do Robalo em Crosta de Baru, que leva farofa de mandioca de Paraty, camarão e emulsão de Tucupi.

EndereçoAv. Roberto Silveira, 801 – Centro, Paraty



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;