Memória Titulo Memória
Os Brunoro de Santo André. Álbum coletivo completa trilogia
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/11/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


Nesta pandemia, Roseli Dias Ortigoso pôs-se a campo e visitou parentes, identificou fotografias, buscou documentos oficiais e compôs três álbuns que ajudam a entender a própria história da cidade.

“Enquanto existir recordações fotográficas sentimentais, o tempo passado não morrerá.” Arnaldo Toni, poeta, pensador e escritor gaúcho, citado pela professora Roseli no álbum sobre os Brunoro.

O primeiro álbum organizado por Roseli focalizou a família Vasquez Ortigoso; o segundo, a família Rodrigues Dias; o terceiro acaba de ser concluído, registrando imagens maravilhosas e muitas histórias dos Brunoro.

Dois nomes famosos: o esportista e professor José Carlos Brunoro, comandante da equipe mágica do voleibol da Pirelli, e Américo Brunoro, motorista de táxi e presidente do Sindicato dos Motoristas de Santo André.

Garimpo Fotográfico

Roseli Dias Ortigoso

Não foi fácil reunir todas essas fotos e esses documentos. Foi um longo trabalho de pesquisa e ‘garimpo’. Mas estou me sentindo recompensada com o produto. Andando pelos caminhos da genealogia deixo-me levar para terras dos meus antepassados, tentando refazer os seus passos e dessa forma os tornar visíveis para a nova geração da família.

Dedico este trabalho a todos os familiares, em especial à minha tia e madrinha Miranda Strufaldi Brunoro, cujo desejo era reunir toda a família em uma grande confraternização. Fotograficamente, o sonho foi realizado.

FAMÍLIA BRUNORO

1896 Itália. Rio de Janeiro. Minas Gerais. Rio de Janeiro. Pedreira. Santo André 1912.

VILA ASSUNÇÃO

A família compra a casa de número 74 na Praça Getúlio Vargas, na Vila Assunção.

As mulheres mais jovens foram trabalhar na Tecelagem Ipiranguinha e, os homens, com carroça de aluguel ou na fábricação de cadeiras de junto.

De A a Z

Várias famílias integram a história dos Brunoro: Antonello, Barco, Bergamin, Bianchini, Biasibetti, Briani, Broch, Brugnerotto, Caon, Cia, Crestan, Dante, Dias, Fava, Favero, Ferreira, Figueiroa, Fruchi, Girelli, Guazzelli, Guerra, Lourenço, Marangon, Margeotto, Menezes, Mesquita, Milaré, Morandus, Ortigoso, Pantoja, Penatti, Quiñones, Santos, Silva, Stegman, Strufaldi, Tieppo, Tombolato, Tozzi, Trindade, Trombini, Ventosa, Versolato, Zanolli e Zorzi.

ANDREENSES

Antonio Brunoro Neto, autor da capa do álbum dos Brunoro, é médico e artista plástico. Nasceu em Santo André.

Roseli Dias Ortigoso é pedagoga pós-graduada em metodologia do ensino de história. Também nasceu em Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;