Esportes Titulo Futuro
Jovens tenistas de São Bernardo trilham caminhos de conquistas

São 42 meninos e meninas, com idades entre 14 e 16 anos, atrás do sonho de jogar profissionalmente; um deles já é 5º do Brasil na categoria 15 anos

Heitor Agricio
Especial para o Diário
01/11/2021 | 00:46
Compartilhar notícia
Celso Luiz/ DGABC


Esporte que tem entre seus expoentes Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros, um dos maiores torneios da modalidade no mundo, agraciado no Hall da Fama da Associação dos Tenistas Profissionais e esportista respeitado mundialmente, o tênis desponta também no Grande ABC.

Jovens da região, com idade entre 14 e 16 anos, querem ter o esporte não somente como passatempo dos fins de semana. Eles almejam mais. Sonham em jogar profissionalmente e, quem sabe um dia, trilhar carreiras vitoriosas, seja no Brasil e até no Exterior.

Parte da turma ingressou no esporte ainda na primeira infância, com 4 anos. A entrada no mundo das competições deu-se aos 10. E mesmo com pouca idade já colecionam títulos em disputas inclusive fora do País e despontam bem colocados em rankings de suas categorias. É o caso de Enzo Freitas, 15, três vezes campeão da simples e duas vezes campeão nas duplas, além de outras duas vezes vice, ambas pela Cosat (Confederação Sul-Americana de Tênis). É atualmente o quinto colocado no Brasil e oitavo na América do Sul. “Eu estou vendo evolução muito boa e levo o tênis cada vez mais a sério”, revela o garoto.

Já com ‘experiência’ de quatro a seis anos acumulada em inúmeras disputas de competições nacionais e internacionais, os jovens atletas depositam confiança em futuro promissor. E títulos sul-americanos em categorias simples e duplas corroboram e fazem parte das prateleiras. São os casos das conquistas de Sthephan Noale, 15, que é 40º na Cosat e 15º no Brasileiro; Nicholas Ros, 14, 76º na Cosat e 20º no Brasileiro; Glauco Junior, 16, 148º na Cosat e 48º no Brasileiro; Luiza Esteves, 14, 40º na Cosat e oitava no Brasileiro; e Murilo Martins, 16, 1.306º na ITF (International Tenis Federation).

São, ao todo, 42 jovens talentos na turma. Responsável por lapidar a garotada, José Nascimento Júnior, 36, mais conhecido como Juninho, está na profissão desde os 15. Também foi jogador, parou aos 24 e hoje comanda o grupo. Ele diz ter ótima relação com a galerinha, mas, para conseguir extrair o talento de cada um às vezes tem de ser rigoroso. “Em esporte de alto rendimento a gente não pode ser bonzinho demais, na hora de dar puxão de orelha, tem que dar também,” comenta.

O trabalho de preparação da garotada é feito no centro de treinamento Juninho Tênis, Rua Tietê, na Vila Vivaldi. Os atletas seguem rotina de treinos diários, que têm início às 8h e só terminam às 17h. As atividades são feitas em quadra, academia e regenerativos visando diversas competições dentro e fora do País. <EM>As próximas participações serão em torneios sul-americanos, o Patuju Junior Open, entre 30 de outubro e 6 de novembro; e Cóndor de Plata, entre 6 e 20 de novembro, ambos na Bolívia.

De acordo com a ITF, em relatório divulgado em 2019, há no mundo 87 milhões de tenistas, 2,6% deles, ou 2,2 milhões, no Brasil. Entre eles os meninos e meninas de São Bernardo, que, seja em quadra de saibro, sintética ou grama, possam no futuro se transformar em outros Gugas, Marias Esther Bueno, Meligenis, Thomaz Bellucci, Brunos Soares e tantos outros. O tênis agradece.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;