Memória Titulo
Rotary Ribeirão Pires celebra Jubileu de Ouro

As informações que seguem foram prestadas pelo rotariano Magno Arine.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/05/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


As informações que seguem foram prestadas pelo rotariano Magno Arine.

* * *

O Rotary Ribeirão Pires realiza hoje jantar em comemoração ao seu cinquentenário: 1959-2009. O clube foi fundado provisoriamente em 13 de dezembro de 1958; no ano seguinte, em 26 de fevereiro, recebeu a carta constitutiva emitida pelo Rotary Internacional. Nos anos seguintes, o Rotary Ribeirão Pires foi padrinho dos Rotarys Ribeirão Pires Estância, Mauá e Rio Grande da Serra.

SÓCIOS FUNDADORES

Yutaka Ishiara (primeiro presidente), Acilio Escudeiro, Irineu Souza, Jamil Rimaik, Alvaro Vituzzo, Marcos Fliguel, Manoel de Oliveira, João Vilela, Willian Gordon Bins, Aquiles Mario Alizina, Francisco Arnoni, Walter Cotelessa, Alfredo Dib, Manfredo Corracossa Vou Glen, Renato Costa, Armando Portela, Walter Cortoluchi e Chicrala Chiedde.

ASFAR

A Asfar (Associação dos Familiares de Rotarianos) de Ribeirão Pires também está celebrando seu cinquentenário, já que foi fundada em 12 de março de 1959.

ROTARACT

O Rotaract de Ribeirão Pires é o mais antigo do mundo em atividade. Faz parte de uma organização internacional de jovens com idade entre 18 e 30 anos, que promove a prestação de serviços à comunidade, desenvolvimento da sua liderança e melhoria do seu bem-estar.

O Rotaract surgiu da expressão Rotary in Action. Foi criado em 1968 nos Estados Unidos pelo Rotary International. O objetivo era dar continuidade aos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos por outro projeto, o Interact, também direcionado às novas gerações.

Crônica do Guido

Texto: Guido Fidelis

O sucesso depende da visão que se tem do futuro, de sensibilidade para perceber a chegada da aragem de novos tempos e de se preparar para as mudanças que movem o mundo. Jamais esquecer: nossas ações constroem as paredes do amanhã.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 8 de maio de 1979

Manchete - Hugo Abreu (general) é preso por publicar livro criticando o governo (militar)

Trabalho - Seis mil pessoas assistem ao Show de Maio, nos estúdios da Vera Cruz, em São Bernardo, com renda revertida ao Fundo de Greve dos Metalúrgicos do Grande ABC. Gonzaguinha, Sérgio Ricardo, Dominguinhos, Fagner e Belchior foram alguns dos artistas presentes.

Política - Em Mauá, Leonel Damo deixa a Arena (partido do governo) e diz que vai para o MDB (de oposição ao regime militar).

Mauá - Como forma de protesto contra irregularidades na coleta de lixo, moradores do Jardim Haidê depositam 1 tonelada de detritos caseiros em frente ao Paço Municipal.

Editorial - E o lixo vai denegrindo tudo

Comércio - Cooperhodia (hoje Coop) inaugura a unidade do Parque das Nações.

Futebol - Amistosos no domingo: no Estádio Bruno Daniel, Santo André 2, Palmeiras (misto) 2; em Cruzeiro, Cruzeiro 0, Aliança, de São Bernardo, 1.

EM 8 DE MAIO DE...

1879 - Criada a Irmandade de São Caetano, ligada à Igreja Católica.

1959 - Companhia Telefônica da Borda do Campo (CTBC) instala seu primeiro telefone público. Local: Farmácia Oswaldo Cruz, localizada à Praça Embaixador Pedro de Toledo, o Largo da Estátua, em Santo André.

1969 - Instituição Assistencial Emanuel e outras entidades espíritas de São Bernardo vão ao prefeito Aldino Pinotti e anunciam a construção do primeiro hospital psiquiátrico do Grande ABC.

1969 - Ex-prefeito de São Caetano, Walter Braido, assume o cargo de superintendente do Fundo de Melhoria das Estâncias paulistas.

HOJE

Dia do Pintor e do Artista Plástico, Dia da Cruz Vermelha Internacional e Dia da Vitória (fim da 2ª Guerra Mundial, em 1945).

SANTOS DO DIA

Agácio, Bonifácio IV, Desiderato, Madalena de Canossa e Vitor.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

1562 - Fundação do aldeamento indígena de Itapecerica, pelos padres da Companhia de Jesus, sob a proteção de Nossa Senhora dos Prazeres. Em 8 de maio de 1877 foi elevada à vila (município). O apêndice "da Serra" é de 1944, para diferenciá-la de uma cidade homônima de Minas Gerais.

1769 - Fundação de São Luiz de Paraitinga (Águas Claras, em tupi-guarani). Sua construção colonial remete à colonização paulista. Recebeu o título de "Imperial Cidade", outorgado por Dom Pedro II. Também é chamado de o "último reduto dos caipiras".

ALMANAQUE

João Dias Carrasqueira Filho

Nascimento: Santo André (Paranapiacaba), 8 de maio de 1910.

Vereador: 1948 a 1959.

Partido: PSP e PTB.

Falecimento: Santo André, 21 de março de 1997.

Sempre defendeu que Paranapiacaba fosse mantido como distrito de Santo André, sem se incorporar a Rio Grande da Serra ou pleitear a autonomia. "Quando Paranapiacaba não tinha renda, Santo André nos carregava nas costas. Agora que temos a Elclor (Solvay) é a nossa vez de ajudar Santo André", explicava.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;