Fechar
Publicidade

Sábado, 4 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Rio Grande é a pior cidade do Estado na vacinação da 2ª dose contra a Covid

Divulgação/ PMRGS Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Município tem cobertura de apenas 28,53%; S.Caetano e Sto.André são as melhores da região


Thainá Lana
Do Diário do Grande ABC

28/10/2021 | 00:27


Rio Grande da Serra é a pior cidade do Estado na aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19, segundo levantamento divulgado ontem pelo governo estadual. O município ocupa a última posição do ranking, figurando em 645 lugar. A cobertura vacinal no município chega a apenas 28,5% da população.

Na edição anterior do ranking, quando foi levada em consideração apenas a primeira dose, Rio Grande figurava como a segunda pior do Estado, a frente apenas de Palmares Paulista, localizada na região de Catanduva, no Noroeste de São Paulo. Até o início deste mês, o município havia aplicado a primeira dose em apenas 60,3% da população.

Em justificativa, a Prefeitura atribuiu a baixa aplicação de imunizantes ao fato de os moradores trabalharem em outras cidades e, com isso, receberam a vacina fora do município. A administração também alega que o município possui alto número de evasão, onde 13.616 pessoas não retornaram para finalizar o esquema vacinal. Desse total, cerca de 1.000 idosos, com mais de 60 anos, não compareceram para receber o reforço.

Nenhuma das cidades do Grande ABC atingiu o percentual de 80% de cobertura populacional do esquema vacinal. São Caetano (74,18%), Santo André (67,23%) e Ribeirão Pires (66,01%) são as cidades mais bem posicionadas no ranking do Estado . Na sequência aparecem São Bernardo (65,96%), Diadema (63,61%) e Mauá (56,13%) – veja tabela completa acima.

As primeiras posições do ranking estadual são ocupadas por cinco cidades localizadas nas regiões de Bauru e São José do Rio Preto, que ultrapassaram a meta da campanha de imunização. A cidade de Uru, da região de Bauru, registra mais de 96% dos adultos completamente imunizados.

O percentual do ranking estadual é calculado em cima da estimativa populacional (com dados do ano passado) e do total de pessoas que já concluíram o esquema vacinal indicado nas bulas dos fabricantes dos imunizantes e pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), conforme dados reportados pelos próprios municípios na plataforma estadual VaciVida.

Os números do governo estadual diferem dos dados utilizados pelo Diário, que usa o número populacional da região atualizado em agosto deste ano pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As informações sobre a aplicação de vacinas nas sete cidades da região são enviadas diariamente pelas prefeituras nos boletins epidemiológicos.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;