Fechar
Publicidade

Domingo, 5 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Santo André encerra hoje último
hospital de campanha

Angelo Baima/ Divulgação/ PMSA Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia não recebia pacientes desde setembro


Arthur Gandini
Especial para o Diário

28/10/2021 | 00:17


O desmonte do hospital de campanha do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, em Santo André, está previsto para a manhã de hoje. O local não mantém pacientes desde setembro e será encerrado 80 semanas depois da sua abertura, em 15 de abril de 2020. Ainda era mantido pela Prefeitura como precaução em caso de nova onda da Covid. Esse era a última estrutura provisória da região, já que São Caetano, Ribeirão Pires e Mauá já haviam desmobilizado seus hospitais de campanha.

Balanço divulgado na noite de ontem pela administração andreense informou que o município possuía 71 pessoas internadas em hospitais públicos e privados com suspeita ou confirmação de Covid. Há um acumulado de 23.638 altas médicas desde o início da crise sanitária, além de 70.493 casos confirmados de infecção pelo coronavírus e de 2.582 óbitos em decorrência da doença. A cidade registrou ontem quatro mortes e 63 casos. Já em relação à vacinação contra a Covid, 1.157.180 vacinas foram aplicadas, das quais 600.061 são referentes à primeira dose e, 506.324, ao complemento vacinal ou a dose única. No total, 50.795 pessoas já receberam a terceira dose na cidade.

O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), em entrevista ao vivo ontem na página no Facebook do Diário, afirmou que parte dos leitos do hospital de campanha foi realocada para o CHM (Centro Hospitalar Municipal). “Fica um legado positivo. O Dell’Antonia é um marco da cidade. É um símbolo da retomada o Dell’Antonia voltar a ser um equipamento esportivo. Um resgate da sua característica original”, declarou.

O complexo esportivo é conhecido pela realização de partidas de basquete e vôlei. A estrutura montada para garantir assistência aos pacientes com Covid chegou a ter 98% dos 190 leitos ocupados em março desse ano. A primeira paciente, uma mulher, de 63 anos, foi admitida em 17 de abril do ano passado. Houve, no total, atendimento a 15.550 pacientes e 15.294 altas médicas, o que representa taxa de letalidade de 0,01%.

O hospital foi conduzido por cerca de 400 profissionais de diversas especialidades, a exemplo de médicos clínicos, intensivistas, infectologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos e fisioterapeutas, que contaram com o apoio assistencial de médicos especialistas da rede de saúde da cidade, como cardiologistas, neurocirurgiões, proctologistas, anestesistas e vasculares.

Os pacientes internados no Dell’Antonia tiveram o uso da tecnologia para se comunicar com os amigos e familiares. Os profissionais de saúde do hospital de campanha permitiram a realização de chamadas de vídeo diárias com a duração em torno de 20 minutos. 

Paulo Serra disse ainda ter a expectativa de que a pandemia siga em tendência de melhora. “A Covid vai passar a ser uma doença comum, com tratamento e, se Deus quiser, com uma baixíssima taxa de mortalidade”, desejou.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;