Fechar
Publicidade

Sábado, 4 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Eduardo é o mais competitivo para 3ª via, afirma Paulo Serra

Divulgação/ Itamar Aguiar/ Palacio Paratini Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Para prefeito de Sto.André, governador do Rio Grande do Sul tem melhor perfil para 2022; tucano reclama de ‘movimentos’ de Doria


Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC

28/10/2021 | 00:02


O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), disse que a escolha pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), nas prévias tucanas para definição do presidenciável do partido, se deu porque o correligionário é mais competitivo, tem o perfil que quem quer fugir da polarização entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (sem partido) deseja, mas avisou que o grupo “não será mole” diante de movimentos que possam contaminar o processo interno.

Em entrevista exclusiva ao Diário em live transmitida no Facebook, Paulo Serra reclamou das filiações de prefeitos e vice-prefeitos ao PSDB ao diretório paulista da sigla após o período regulamentar para participação nas prévias. Ao todo, o diretório nacional investiga se o ingresso de 51 prefeitos e 41 vice-prefeitos em São Paulo foi feito pós-prazo – se confirmado, o voto desses novos filiados não serão contabilizados. Entre eles está o prefeito de Rio Grande da Serra, Claudinho da Geladeira (PSDB).

“Da nossa parte, estamos muito tranquilos, isso falando da coordenação da campanha do Eduardo. Nosso perfil é de paz, do diálogo. Mas isso não significa ser mole, tem de responder com firmeza quando provocado. Não podemos aceitar movimentos dentro do partido que me parece que foram feitos após o prazo. Vamos respeitar a vontade da maioria, mas dentro da regra do jogo”, disse o prefeito andreense, um dos coordenadores da campanha de Eduardo Leite no Estado.

Na visão de Paulo Serra, o cenário eleitoral nacional para 2022 é diferente do que foi desenhado em 2018. Por isso, o perfil do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), mais incisivo e de confronto – em especial contra Bolsonaro – seria uma “terceira via de radicalismo”. Ele lembrou que o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) era o nome mais preparado no pleito presidencial passado, mas obteve 4% dos votos porque a sociedade queria alguém “com faca nos dentes”.

“Hoje o cenário é outro. As pessoas que tentam fugir da polarização entre Lula e Bolsonaro não vão buscar um terceiro polo de radicalização. Vão buscar alguém que possa pacificar, que tenha essa característica como a mais marcante. É aí que o Eduardo entra. Ele tem capacidade maior de pacificação, no partido e no Brasil. Eduardo é mais competitivo”, pontuou.

Questionado se as prévias não podem provocar um ambiente de divisão que minaria uma candidatura presidencial, Paulo Serra ponderou que, pelo lado do grupo de Eduardo Leite, o clima pós-processo interno será de buscar o consenso. “Não vejo problema, se o Eduardo vence as prévias, ele fazer campanha em São Paulo. O processo do PSDB vai deixar maior (a candidatura), ainda que algumas feridas tenham de ser curadas.”

No Grande ABC, há divisão com relação aos apoios nas prévias. Enquanto o diretório de Santo André fechou questão pró-Eduardo Leite e é acompanhado por militantes e vereadores em Diadema, Mauá e Ribeirão Pires, Doria conta com suporte em São Bernardo, São Caetano e Rio Grande da Serra.

Além de Doria e Eduardo Leite, concorre nas prévias Arthur Virgílio, ex-prefeito de Manaus. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;