Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 3 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Morre o empresário Alcides Parizzoto, fundador do Atacadão e da Inpar



27/10/2021 | 11:02


O empresário gaúcho Alcides Parizzoto, fundador da rede de supermercados Atacadão e da construtora Inpar, morreu na terça-feira, 26. A informação foi confirmada por familiares, e a causa da morte não foi divulgada até o momento. O velório está sendo realizado nesta quarta-feira na cidade de São Paulo.

Parizzoto fundou o Atacadão em 1962, no Paraná. A empresa começou como um pequeno armazém de secos e molhados que vendia cereais, queijos, sardinha, vinhos, banha e outros gêneros alimentícios. Nessa época, Parizzoto morava em uma sala nos fundos do mesmo galpão onde guardava os produtos. Dez anos mais tarde, o Atacadão abriu o primeiro armazém em São Paulo, que acabou se tornando a cidade sede do grupo.

Aos poucos, o empresário foi moldando o negócio conhecido como "atacarejo", com lojas caracterizadas pelos custos enxutos, gôndolas industriais e mercadorias a preços mais baixos. O negócio bem sucedido de alimentos foi vendido em 1991 para a família Lima e os executivos Farid Curi e Herberto Uli Schmeil. Já em 2007, o Carrefour pagou R$ 2,2 bilhões (valor nominal, sem correção monetária) pela rede de 34 lojas.

Com o dinheiro da venda do Atacadão, Parizzoto fundou em 1991 a construtora Inpar, que chegou a ser referência no mercado imobiliário paulistano. Na década seguinte, a Inpar levantou R$ 750 milhões na oferta inicial de ações, uma das primeiras empresas do setor a entrar na Bolsa.

A partir de 2008, durante a crise financeira mundial, a Inpar sofreu com a retração do mercado, e os cerca de 100 investidores estrangeiros que tinham apostado na empresa venderam seus papéis. Estremecida, a empresa acabou vendida por Parizzoto para o fundo norte-americano Paladin, que iniciou uma mega reestruturação e mudou o nome a construtora para Viver.

Mas a companhia nunca mais foi a mesma. Em 2016, ela também foi a primeira construtora listada na Bolsa a entrar em recuperação judicial, em meio à crise dos distratos. O processo foi concluído neste ano.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;