Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 8 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301

Beamforming: tecnologia distribui sinal de Wi-Fi de forma inteligente

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Da Redação, com assessoria
Do 33Giga

27/10/2021 | 10:18


O aumento de dispositivos compatíveis com Wi-Fi não para de crescer. Antes, a tecnologia era limitada a tablets, celulares e computadores. Hoje, porém, há redes domésticas que incluem câmeras, smart TVs e até eletrodomésticos, como cafeteiras e geladeiras. Essa demanda exige do roteador uma distribuição otimizada de sinal, pois uma TV com streaming 4K consome muito mais dados do que uma lâmpada inteligente, por exemplo.

Leia mais:
Conexão Wi-Fi: 3 dicas para escolher o roteador certo
Wi-Fi: as principais dúvidas sobre segurança e aumento do alcance do sinal
6 fatores que podem atrapalhar o funcionamento do Wi-Fi

Para atender essa necessidade, existem os roteadores com tecnologia beamforming, que detectam quais aparelhos na rede estão precisando de mais sinal e fazem uma distribuição inteligente de dados. “A diferença é que este recurso direciona seus feixes em vez de irradiá-los em todas as direções, o que faz com que os sinais de Wi-Fi cheguem mais longe e reduz a colisão entre diferentes transmissões”, explica Alexandre Nogueira, gerente executivo nacional de vendas e trade marketing da Mercusys.

Entre os diferenciais do beamforming, destacam-se a melhora na cobertura Wi-Fi – reduzindo as zonas de sombra já que o sinal pode ser transmitido pelas paredes –, conexão mais estável e melhora na taxa de transferência, o que possibilita uma adequação da rede ao ambiente e quantidade de usuários conectados.

O roteador com beamforming é recomendado, principalmente, para lares com dispositivos que exercem diferentes atividades online ao mesmo tempo ou para casas inteligentes. O crescimento da banda larga no Brasil, por sua vez, apresenta uma demanda por tecnologias que melhorem a rede Wi-Fi, pois com planos maiores de internet, é necessário uma maior transmissão de dados.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;