Fechar
Publicidade

Sábado, 4 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301

7 filmes que ensinam o que você precisa saber sobre educação financeira

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Da Redação, com assessoria
Do 33Giga

27/10/2021 | 08:18


Parte dos brasileiros tem dificuldades de entender e, principalmente, praticar educação financeira.  De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apenas 32% da população conseguiu gastar menos ou guardar dinheiro no último ano. No entanto, cuidar do seu dinheiro não deveria ser encarado como algo chato ou difícil.

“Saber lidar com o dinheiro é fundamental para evitar possíveis dívidas no futuro”, alerta Thaíne Clemente, executiva de estratégias e operações da Simplic, fintech de crédito pessoal. “Porém, além das formas convencionais, podemos aprender sobre finanças de maneira mais leve, com livros e filmes, por exemplo”, afirma.

Tanto é que os filmes podem ajudar nessa missão que a especialista separou sete títulos que ensinam sobre educação financeira. Confira!

Leia mais:
6 aplicativos que vão te ajudar com as finanças pessoais
Perfil no Instagram dá dicas de como economizar dinheiro
5 canais no YouTube para aprender sobre finanças e investimentos

1. O Homem que Copiava (2003)

Sucesso de bilheteria do cinema brasileiro, retrata um cenário real da população. O filme mostra a frustração das pessoas que trabalham horas e horas por dia e são mal remuneradas, o que faz com que elas sonhem constantemente com um aumento ou um “milagre”. O personagem de Lázaro Ramos é funcionário de uma papelaria e tem a brilhante ideia de imprimir seu próprio dinheiro.

2. À Procura da Felicidade (2006)

Além de desempregado, Chris Gardner acaba sendo abandonado pela esposa e despejado do apartamento. Sem muitas opções, decide aceitar um estágio não remunerado para mostrar seu potencial profissional. A narrativa presume que, mesmo em momentos de extrema dificuldades, é preciso focar nos objetivos e ter força de vontade para alcançá-los. Mesmo com pouco dinheiro e um filho para criar, é possível ter educação financeira e gastar apenas com as necessidades.

3. Quem Quer Ser um Milionário? (2008)

Esse filme traz a narrativa de um homem simples com sérias dificuldades financeiras, que serve chá em uma organização para sobreviver. Ao surgir a oportunidade de participar de um programa de TV com grandes prêmios, ele consegue responder às perguntas com base na sua vida. O título quer mostrar como sua experiência o enriquece de conhecimento e lutas para conseguir o que quer.

4. Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (2009)

O filme foi baseado em uma série de livros que conta a história de uma mulher viciada em compras. Cheio de humor, é possível acompanhar as loucuras da protagonista que gasta muito além do que precisa, estoura cartões de crédito, e, como consequência, tem vidas profissional e pessoal afetadas de forma negativa. O título ensina que é preciso ter cautela, reflexão com gastos básicos, e, sempre que possível, poupar dinheiro.

5. Até que a Sorte nos Separe (2012)

Comédia brasileira retrata um fato já realizado por alguns brasileiros: ganhar na loteria e gastar tudo. O filme mostra valiosas lições sobre educação financeira, necessidades básicas, excesso de luxo, e, principalmente, a importância de contar com suporte profissional para cuidar de tanto dinheiro.

6. Vivendo com Um Dólar (2013)

Documentário que retrata a viagem de quatro amigos em uma viagem para a Guatemala. Ali, encaram a fome e a sujeira com um orçamento de apenas US$ 1 por dia. A ideia é conscientizar as pessoas da estatística verdadeira, uma vez que existe mais de um bilhão de pessoas no mundo vivendo em extrema pobreza e gastando apenas US$ 1 por dia.

7. A Grande Aposta (2015)

Recomendado para quem tem interesse em aprender mais sobre mercado financeiro. O filme conta a história de um especialista no setor que encontra problemas no ramo imobiliário e se antecipa à crise de 2008, investindo dinheiro nessa falha e concretizando sua teoria, que era vista como absurda. O longa também explica alguns termos do mercado de investimentos que podem ajudar os iniciantes.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;