Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 7 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Bairro de São Caetano participa de teste para o Censo 2022

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Prosperidade foi escolhido contar com cerca de 1.000 domicílios e com a diversidade adequada para a avaliação de todas as atividades da operação


Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC

26/10/2021 | 16:38


O bairro Prosperidade, em São Caetano, foi escolhido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para participar dos testes de campo que servirão de preparação para o Censo 2022. A localidade da região é única do Estado de São Paulo que receberá os recenseadores neste momento. A atividade começa dia 4 de novembro e tem como objetivo verificar os sistemas de coleta, os equipamentos, a abordagem ao informante e os protocolos de prevenção à Covid-19 que serão utilizados durante a avaliação demográfica, prevista para ocorrer entre junho a agosto de 2022.

O Censo é o principal instrumento para contar a quantidade de habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada. A avaliação, normalmente, ocorre a cada dez anos. O último Censo foi feito em 2010 e a etapa de 2020 foi adiada em razão da pandemia e depois em consequência do corte de verbas por parte do governo federal, o que inviabilizou o trabalho.

De acordo com o IBGE, o bairro Prosperidade, em São Caetano, foi escolhido para o teste por contar com cerca de 1.000 domicílios, com a diversidade adequada para a avaliação de todas as atividades da operação de campo do Censo 2022. Os testes incluem todas as etapas do Censo, desde o treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de coleta (presencial, telefone e internet), mobilização dos moradores e comunicação com a mídia.

Foram escolhidas localidades (bairros, distritos, municípios ou comunidades), nas 27 unidades da federação, que serão percorridas por cerca de 250 recenseadores entre o início de novembro e a primeira quinzena de dezembro. Haverá coleta tanto em bairros de capitais – como em Belo Horizonte (Minas Gerais), Macapá (Amapá) e Salvador (Bahia) – quanto em localidades mais afastadas – como a comunidade ribeirinha de Novo Remanso, a 200 km de Manaus (Amazonas), ou o município de Tigrinhos, a nove horas de carro de Florianópolis (Santa Catarina).

Por questões de segurança, os recenseadores vão trabalhar uniformizados, com boné, colete e bolsa azuis com a logomarca do IBGE. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles vão utilizar um aparelho de cor azul, semelhante a um smartphone, para coleta das informações. Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE por meio do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181.  



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;