Política Titulo Editorial
Luz amarela em S.Bernardo
Do Diário do Grande ABC
25/10/2021 | 00:01
Compartilhar notícia


Algo de muito estranho acontece em São Bernardo. Convenhamos que não pode ser considerado nada comum uma gestão de um município em que prefeito, vice-prefeito e secretários respondem na Justiça por escândalos de corrupção. Que sejam réus em processos judiciais e que tenham sido alvos de operações capitaneadas pela Polícia Federal. E todos eles ligados a casos que envolvem recursos públicos, dinheiro do contribuinte de São Bernardo. 

O mais recente caso envolve o vice-prefeito Marcelo Lima (PSD), que se viu obrigado a deixar o comando da Secretaria de Serviços Urbanos após ter se tornado réu em um processo que apura irregularidades na troca de empresas para prestação de serviço de coleta de lixo no município. Sem muita explicação à época, Marcelo cancelou um contrato que estava em vigor para realizar a contratação emergencial da Emparsanco. E agora a Justiça quer detalhes dessa história. Para os promotores, está claro que a emergencialidade foi produzida. 

O prefeito Orlando Morando (PSDB) ainda carrega em sua gestão a lembrança de que teve seu nome associado à Operação Prato Feito, em 2018, que investiga possível esquema no fornecimento de merenda escolar e alimentação em unidades de saúde. O então presidente da FUABC (Fundação do ABC), que havia sido indicado por Morando, e à época também secretário de Assuntos Governamentais de São Bernardo, Carlos Maciel, havia agido, segundo as investigações, para que as empresas de seu genro, Fábio Mathias Favaretto, conquistassem contratos emergenciais de fornecimento na cidade. 

E ainda teve o primeiro escândalo da gestão, em outubro de 2017, que envolveu o então secretário de Meio Ambiente, Mário de Abreu (PDT), acusado pelo Gaeco ABC de liderar esquema de venda de licenças ambientais.

O que precisa ser entendido pela classe política de uma vez por todas é que não há mais espaço, nos dias de hoje, para escândalos que envolvem o mau uso do dinheiro do contribuinte. A sociedade não tolera mais desvios. Está na hora de quem comanda o Paço de São Bernardo compreender essa mensagem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;