Internacional Titulo
von der Leyen: UE enviou mais de 1 bilhão de doses de vacina para o mundo
24/10/2021 | 16:08
Compartilhar notícia


A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou neste domingo, 24, que há um ano o mundo sequer sabia se alguma vacina eficaz e segura contra o coronavírus estaria disponível, mas agora mais de 850 milhões de doses foram aplicadas em cidadãos europeus e um bilhão de doses foram enviadas para o resto do mundo.

"Nenhum país estava realmente preparado para enfrentar uma emergência de saúde dessa escala e tivemos que implementar o maior programa de vacinas de todos os tempos. (...) Foi a solidariedade europeia no seu melhor", disse von der Leyen, durante discurso no World Health Summit em Bruxelas, na Bélgica, neste domingo.

Em sua fala, von der Leyen ressaltou que o mundo ainda não está fora de perigo, mas que a União Europeia tem trabalhado em busca da normalidade com segurança. Ela citou o Certificado Digital Covid Europeu, já utilizado para viagens, e a Autoridade Europeia de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias (HERA, na sigla em inglês), órgão de saúde comum da UE que foi anunciado oficialmente no mês passado e deve ser lançado ano que vem.

"Os políticos e o público compreenderam que as soluções nacionais por si só não são suficientes para combater uma pandemia. E ainda mais importante: entendemos que a preparação mútua é tudo em uma crise de saúde global. As ameaças transfronteiriças à saúde precisam de respostas transfronteiriças", afirmou a presidente da Comissão Europeia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;