Calma! O Diário não voltou no tempo ou lançou a coletânea Os Grandes Comparativos do Passado. Às vésperas do Salão do Automóvel de São Paulo de 2010, resolvemos colocar cara a cara, mais uma vez, os dois veículos que tornaram-se ícones e rivais desde a metade da década de 1980 no cenário automotivo nacional. Isso mesmo, estamos falando de Volkswagen Gol e Fiat Mille - ou velho Uno, como alguns ainda o chamam.
Mas para dar sabor a esse calejado duelo, colocamos frente a frente as versões Economy do hatch produzido em Minas Gerais e o Ecomotion do modelo natural de São Bernardo, claro, ainda em sua geração 4.
E vamos ao que realmente interessa: preço! Afinal, não adianta ser pequeno, com visual atrasado - e coloca atrasado nisso -, pouco equipado e ainda custar caro. E neste ponto, Uno - ou melhor - Mille (desculpem o ato falho) leva vantagem por partir de R$ 25.670, na versão quatro portas peladão - R$ 1.930 menos que o Gol. Com o mínimo de requinte - ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos (diga-se de passagem, eles não oferecem muito mais que isso)-, a diferença de preço fica ainda maior. O Mille pula para R$ 30.060, equanto o Volks salta para R$ 32.820 - buraco de R$ 2.760.
Mas não apenas na hora de tirar o popular da concessionária a palavra economia se faz presente. Rodando, o consumidor espera desses dois velhos de guerra baixo consumo de combustível. E ambos cumprem o prometido. Com etanol apenas - definitivamente a bebida preferida dos proprietários dos veículos de entrada -, Ecomotion e Economy fizeram mais de 11,5 km/l apenas na cidade.
Tal consumo é resultado dos motores 1.0 8V bicombustível de ambos. E apesar de o Total Flex da Volks ter números ligeiramente mais vigorosos - são 5 cv e 0,5 mkgf de torque a mais, quando abastecidos com álcool -, o fato de o Fiat entregar força total a rotações mais baixas torna o Mille tão ágil quanto o Gol nas saídas e retomadas.
O Volkswagen tem transmissão com engates mais precisos que a do Mille e suspensão melhor calibrada para a proposta do veículo. No entanto, a posição de dirigir baixa demais - a do Fiat é mais elevagada e agradável - e o volante torto incomodam até os menos exigentes.
Internamente, o Gol, com distância entre os eixos 11 centímetros maior, acomoda melhor pés, joelhos e cabeça dos ocupantes. Já o porta-malas é 5 litros menor - pouco para sedãs, mas um latifúndio para hatches compactos.
Acabamento, como não poderia ser diferente, simplório ao extremo. Muito plástico, pouco tecido. O painel de instrumentos de ambos é pobre também - sem conta-giros. Destaque para os leitores de consumo instantâneo, analógico no Mille e digital no Gol.
Números |
Fiat Mille Economy |
Volkswagen Gol G4 Ecomotion |
Motor |
1.0 Fire Flex |
1.0 Total Flex |
Potência |
65 cv (g) / 66 cv (e) a 6.000 rpm |
68 cv (g) / 71 cv (e) a 5.750 rpm |
Torque |
9,1 mkgf (g) / 9,2 mkgf (e) a 2.500 rpm |
9,4 mkgf (g) / 9,7 mkgf (e) a 4.250 rpm |
Velocidade máxima |
151 km/h (g) / 153 km/h (e) |
168 km/h (g) / 170 km/h (e) |
Aceleração de 0 a 100 km/h |
15,1 s (g) / 14,7 s (e) |
12,8 s (g) / 12,2 s (e) |
Comprimento |
3,69 metros |
3,93 metros |
Altura |
1,44 metro |
1,40 metro |
Distância entre eixos |
2,36 metros |
2,47 metros |
Peso |
840 quilos |
853 quilos |
Porta-malas |
290 litros |
285 litros |
Tanque |
50 litros |
55 litros |
Equipamentos |
Fiat Mille Economy |
Volkswagen Gol G4 Ecomotion |
Preço básico |
R$ 25.670 |
R$ 27.600 |
Air bag |
Não disponível |
Não disponível |
Ar-condicionado |
Opcional (R$ 2.020) |
Opcional (R$ 2.660) |
Calotas integrais |
Série |
Série |
Computador de bordo |
Não disponível |
Não disponível |
Conta-giros |
Não disponível |
Não disponível |
Desembaçador traseiro |
Opcional (R$ 826) (1) |
Opcional (R$ 180) |
Direção hidráulica |
Opcional (R$ 3.636) (2) |
Opcional (R$ 1.940) (1) |
Limpador traseiro |
Opcional (R$ 826) (1) |
Opcional (R$ 330) (2) |
Para-choques na cor do veículo |
Série |
Série |
Protetor de cárter |
Série |
Não disponível |
Temporizador |
Série |
Opcional (R$ 330) (2) |
Travas elétricas |
Opcionais (R$ 2.111) (3) |
Opcionais (R$ 670) (3) |
Vidros elétricos |
Opcionais (R$ 2.111) (3) |
Opcionais (R$ 670) (3) |
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.