Economia Titulo
Opep começa a reduzir sua produçao
Do Diário do Grande ABC
09/04/1999 | 09:47
Compartilhar notícia


Os países da Opep ``iniciaram seriamente' o programa de reduçao de sua produçao, decidido no dia 23 de março passado em Viena, anunciou a Agência Internacional de Energia (AIE) em seu informe mensal sobre o mercado petroleiro publicado esta sexta-feira.

Os membros da Opep (Organizaçao dos países Exportadores de Petróleo) concordaram em reduzir sua produçao diária em 1,7 milhao de barris a partir de 1 de abril.

Os países nao-Opep, entre eles o México, decidiram por sua parte reduzir sua própria produçao em 400 mil barris por dia aproximadamente.

A combinaçao das reduçoes do ano passado e deste ano, se forem respeitadas estas últimas, deve provocar a queda das reservas de maneira significativa durante os próximos trimestres, estima a AIE.

As reservas dos países da OCDE, saturadas há muitos meses, já caíram mais de 2 milhoes de barris por sia em fevereiro, em parte devido às temperaturas mais frias, e apesar de um superabastecimento nos mercados petroleiros internacionais durante este período.

A AIE considera que as reservas tiveram de aumentar em outros países nao membros da OCDE.

A demanda de petróleo nos países da OCDE, os maiores consumidores de energia, registrou um grande aumento (3,5%) em fevereiro, da ordem de 1,3 milhao de barris por dia.

Estados Unidos e Alemanha foram particularmente compradores, devido igualmente a um inverno mais rigoroso que oi normal.

Em troca, a demanda na maioria dos países nao-OCDE está em declínio, principalmente na ex-URSS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;