Fechar
Publicidade

Segunda-Feira, 29 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

FGTS: novo sistema facilita consulta


Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC

01/02/2008 | 07:04


A CEF (Caixa Econômica Federal) anunciou uma mudança no sistema de consulta do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pela internet, que possibilita ao trabalhador verificar o saldo não apenas da conta que está ativa, mas também de possíveis contas inativas que estejam vinculadas.

Segundo a CEF, com a inovação será possível a consulta de 55 milhões de contas vinculadas, pertencentes ao banco de contas inativas, que são aquelas sem depósitos há mais de três anos.

Um exemplo de conta inativa é aquela em que o trabalhador pede demissão da empresa e por esta razão só pode fazer o saque do FGTS depois de três anos.

Nesse tempo, ele pode começar a trabalhar em outra empresa, que inicia uma nova fase de depósitos. Então, ele passa a ter duas contas de FGTS facilmente identificáveis pelo número do Pis/Pasep.

Para ter acesso às consultas pela internet, porém, o trabalhador precisa se dirigir a uma agência da Caixa portando a carteira de trabalho ou identidade e o número do Pis/Pasep.

Lá ele obterá a senha do cidadão. De posse dela, deve-se entrar no site www.caixa.gov.br e clicar no link “FGTS”.

Uma outra tela se abrirá e no lado esquerdo haverá uma área chamada “Serviços On-line”. Então, o usuário deverá clicar ali e seguir as instruções. Uma outra senha específica para consultas na internet será gerada para o usuário.

Quem já era cadastrado no site pelo sistema antigo deve prestar atenção no seguinte: se o cadastramento foi feito usando a senha do cidadão para obter a senha da internet, então, nada muda e o usuário pode continuar a utilizar o mesmo código obtido.

Porém, se o trabalhador obteve a senha da internet de outra forma, ele terá de se dirigir a uma agência para obter a senha do cidadão e fazer novo cadastramento.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;